Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Manchester City mantém base, faz trocas pontuais e chega faminto para buscar o tri na Premier League

Depois de dois títulos consecutivos, time de Pep Guardiola tentará igualar feito que apenas o principal rival conseguiu até hoje. Estreia é no domingo, contra o West Ham, fora de casa

Manchester City contratou quatro jogadores na janela de transferências (Arte: Jeniffer Sousa / LANCE!)
Escrito por

Atual bicampeão inglês, o Manchester City vai em busca de seu terceiro título nacional consecutivo na temporada 2022/23, algo que somente o rival United conseguiu na era moderna da Premier League (1999, 2000 e 2001 e 2007, 2008 e 2009). E no ano em que o torneio britânico completa 30 anos de existência, os comandados de Pep Guardiola vêm com mudanças para uma nova batalha.


Do time que faturou o título na temporada passada, com apenas um ponto de vantagem para o Liverpool, o Manchester City terá nove mudanças entre chegadas e saídas. A principal delas, é claro, é a chegada do centroavante Erling Haaland, posição que o treinador catalão deseja para o elenco.

+ Veja a tabela e os jogos da Premier League 2022/23

O camisa 9 norueguês foi contratado por 60 milhões de euros (R$ 324 mi) após Guardiola muito lutar por um nome que fizesse esta função. Antes do Cometa, o City negociou com Harry Kane e Cristiano Ronaldo, mas não teve sucesso. Mesmo sem o ex-Borussia Dortmund e sem um jogador de ofício na posição, o time deu conta do recado e se adaptou às necessidades propostas pelo comandante.

Agora, a expectativa é que com Haaland o Manchester tenha um ataque ainda mais letal. Clube que mais balançou as redes na temporada passada no Campeonato Inglês (99 gols), os Cityzens marcaram, ao todo, 150 gols em 2021/22. No último ano, o norueguês fez incríveis 29 gols em 30 partidas pelo BVB.

Haaland foi a principal contratação do mercado na janela europeia (Foto: Divulgação / Site oficial do Manchester City)

ALÉM DE HAALAND
Não foi apenas Erling Haaland que chegou para reforçar o ataque do Manchester City. O clube inglês fechou também com Julián Álvarez, jovem destaque que defendia o River Plate. Eleito o Rei da América em 2021, o atacante foi o artilheiro do último Campeonato Argentino.

Com faro de gol, o "Araña" chocou a América do Sul em maio ao marcar seis gols em uma única partida da Libertadores, contra o Allianza Lima. Centroavante de ofício, Álvarez ainda pode atuar aberto como um ponta.

Julián Álvarez já balançou as redes no novo clube na pré-temporada (Foto: Divulgação / Site oficial do Manchester City)

FUTURO NO MEIO-CAMPO GARANTIDO
A temporada 2021/22 marcou o fim da era Fernandinho no Manchester City. Considerado como um dos maiores brasileiros da história da Premier League, o volante foi o capitão que ergueu as duas taças dos últimos Campeonatos Ingleses. E com a necessidade de um substituto, o time de Guardiola foi ao mercado.

O nome escolhido pelos Cityzens foi o de Kalvin Phillips, que era do Leeds United. O meio-campista de 26 anos já é uma realidade no país e faz parte da seleção da Inglaterra. Ao lado de Rodri, o novo camisa 4 será um dos pilares do setor central do clube.

Kalvin Phillips brigará pela titularidade com Rodri no meio de campo (Foto: Divulgação / Site oficial do Manchester City)

GOLEIRO RESERVA
O Manchester City também teve uma mudança no gol, mas não tem nada a ver com o brasileiro Ederson, que segue absoluto como titular. A cara nova do clube é o alemão Stefan Ortega, de 29 anos, que deixou o Arminia Bielefeld.

Ortega será o substituto imediato de Ederson no Manchester City (Foto: NIGEL RODDIS / AFP)

+ Premier League completa 30 anos: escalamos a seleção ideal da história

PARTIDAS

Como citado anteriormente, Fernandinho foi um dos nomes que deixou o City. Após o fim de seu contrato, o brasileiro acertou com o Athletico-PR, clube que o revelou. Mas o ex-capitão não foi o único a partir do Etihad Stadium.

Ao todo, cinco jogadores saíram de Manchester. Gabriel Jesus, em busca de mais protagonismo, foi para o Arsenal. Em caminho igual, o lateral-esquerdo Oleksandr Zinchenko também defenderá os Gunners. As outras duas mudanças são Raheem Sterling, que foi para o Chelsea, e o antigo goleiro reserva Zack Steffen, emprestado ao  Middlesbrough.

Sterling e Gabriel Jesus tiveram altos e baixos pelo Manchester City (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

TODAS AS NEGOCIAÇÕES

Chegadas

​- Erling Haaland, vindo do Borussia Dortmund: 60 milhões de euros;
​- Kalvin Phillips, vindo do Leeds United: 48 milhões de euros;
- Julián Álvarez*, vindo do River Plate: 17 milhões de euros;
- Stefan Ortega, vindo do Arminia Bielefeld: sem custos.

* A negociação de Julián Álvarez foi fechada na temporada passada, mas o jogador só chegou ao clube no meio deste ano.

Saídas
- Raheem Steling, para o Chelsea: 56 milhões de euros;
- Gabriel Jesus, para o Arsenal: 52 milhões de euros;
- ​Oleksandr Zinchenko, para o Arsenal: 35 milhões de euros;
​- Fernandinho, para o Athletico-PR: sem custos;
​- Zack Steffen, para o Middlesbrough: empréstimo.

Fernandinho é um dos grandes nomes da história do Manchester City (Foto: PETER POWELL / POOL / AFP)

* Estagiário, sob a supervisão de Cayo Pereira.