Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lista de jovens mais promissores do futebol conta com nove brasileiros; Vinicius Júnior aparece em quinto

Lista do Centro Internacional de Estudos Esportivos conta também com a presença de Rodrygo, do Real Madrid, João Pedro, do Watford, e seis jogadores atuando no Brasil

Vinicius Junior e Rodrygo são os únicos brasileiros que atuam no exterior na lista (Foto: GABRIEL BOUYS / AFP)
Escrito por

O Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), um órgão independente feito para estudos e pesquisas divulgou uma lista que conta com os jogadores mais promissores da atualidade, incluindo um total de nove brasileiros nele.

Veja o mata-mata da Champions League

O estudo divulgado pelo CIES baseia-se na divisão de quatro listas divididas nos anos de nascimento de jogadores de todo o mundo. As categorias eram '2000', '2001, '2002' e '2003 ou depois' contaram com pelo menos um jogador brasileiro em cada.

Na categoria '2000', Vinícius Júnior aparece em quinto lugar, perdendo para estrelas com Sancho e Haaland, do Borussia Dortmund e Alphonso Davies, do Bayern, e também Sven Botman, do Lille. O lateral Abner Vinícius, do Athletico Paranaense, aparece na décima oitava posição.

O ranking dos jogadores é feito por uma barra de experiência dentro de campo, e o Brasil não aparece tão alto na categoria '2001'. Rodrygo, do Real Madrid, aparece na décima quarta posição, enquanto João Pedro, do Watford, é o vigésimo segundo colocado.

A partir da categoria '2002', apenas brasileiros que atuam em território nacional são vistos na lista. Entre os nascidos desse ano, Kaio Jorge, do Santos, Talles Magno, do Vasco da Gama, e Calegari, do Fluminense, aparecem em nono, décimo e décimo primeiro, respectivamente. Bruno Conceição, do Internacional, aparece ainda na vigésima primeira posição.

Por fim, o Brasil aparece apenas mais uma vez na lista. Na categoria '2003 ou depois', apenas o jogador Marcos Leonardo, do Santos, é visto. O jovem atacante de 17 anos aparece na vigésima segunda colocação do ranking do CIES.