Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Juiz permite bandeiras da Catalunha na final da Copa do Rei no domingo

'Esteladas' estavam proibidas de ser utilizadas no Vicente Calderón, palco da decisão

'Esteladas' na comemoração do título espanhol do Barcelona (Foto: Quique Garcia / AFP)
Escrito por

A Justiça espanhola liberou a utilização da bandeira independentista da Catalunha na final da Copa do Rei diante do Sevilla, domingo, no Vicente Calderón. O governo de Madri havia proibido o porte da 'estelada' - bandeira separatista da Catalunha, que é diferente da senyera, que não tem a estrela.

Nesta sexta-feira, o juiz Jesús Torres Martínez permitiu que a torcida utilize a bandeira. A decisão veio um dia após diversas pessoas importantes da região separatista da Espanha ameaçarem boicotar o jogo, incluindo Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona.

A proibição das bandeiras teve coro de figurões do esporte na Espanha, como o presidente da Liga de Futebol Profissional (LFP), que organiza o campeonato nacional no país.

- Respeito e compreendo a decisão. Estamos falando da Copa do Rei, da Copa da Espanha, e as 'esteladas' defendem a destruição da Espanha. Deste ponto de vista, faz sentido que os símbolos da destruição da Espanha não sejam permitidos - opinou Javier Tebas.

Barcelona e Athletic fizeram a final de 2014/15 (Foto: Lluis Gene/AFP)

A decisão de proibir as bandeiras era meramente por questão de segurança, como informou a delegada do Governo de Madri, Concepción Dancausa.

- Elas representam o independentismo, o que pode gerar tensões - disse Dancausa, citando que a Uefa também proíbe o uso das 'esteladas' em partidas sob seu mando, como a Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Barcelona foi campeão na temporada passada (Foto: Lluis Gene/AFP)

- A lei é clara nesse sentido. A organização da partida não pode permitir que se introduzam elementos discriminatórios, que influenciam negativamente o desenvolvimento das competições. 

Mariano Rajoy, presidente da Espanha, não quis entrar na polêmica. Segundo ele, é uma questão que foge a sua competência, sendo de responsabilidade da Federação espanhola e da Uefa, além da polícia.

É a segunda temporada no qual há polêmica sobre o separatismo na decisão da Copa do Rei. No ano passado, a situação ainda foi pior, já que Barcelona enfrentou o Athletic Bilbao, do País Basco, outra região separatista da Espanha. Na ocasião, o hino do país foi vaiado pelas duas torcidas.

Vale lembrar que a final da competição sempre conta com a presença do Rei da Espanha nas tribunas de honra. O troféu será entregue por Filipe VI.