Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-jogadores comemoram quebra do domínio de CR7-Messi no futebol

Nomes como Peter Schmeichel, Nwankwo Kanu, Sol Campbell e Kelly Smith apontam Luka Modric como favorito ao prêmio de melhor do mundo. Ele disputa com Salah e Ronaldo

Salah, Modric e CR7 na disputa pelo prêmio (Fotos: Gabriel Bouys / Lindsey Parnaby / Marco Bertorello)
Escrito por

A Fifa anunciou nesta segunda-feira os três finalistas ao prêmio de melhor do mundo. Estão na disputa Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mohamed Salah. Pela primeira vez desde 2006, Lionel Messi não figura entre o top-3 da entidade. Durante a cerimônia do anúncio, em Londres, quatro ex-jogadores apontaram o croata como favorito, deixando CR7 em segundo plano.

Peter Schmeichel, Nwankwo Kanu, Sol Campbell e Kelly Smith declararam torcida por Modric e afirmaram que essa renovação é positiva para o futebol.

- É bom para o futebol porque faz anos que Messi e Ronaldo estão dominando. Agora novos jogadores estão aparecendo. E eles foram bem. Veja os últimos anos deles. Antes era só Messi e Ronaldo, ou Ronaldo e Messi. Isso agora está mudando. É bom ouvir outros nomes, e acredito que um deles vai quebrar essa sequência - afirmou o nigeriano Kanu, carrasco do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1996.

Em 2006, Fabio Cannavaro foi eleito o melhor da temporada, deixando para trás Zinedine Zidane e Ronaldinho Gaúcho. No ano seguinte, Messi ficou em segundo lugar, com Cristiano Ronaldo em terceiro. Kaká foi o vencedor. A partir de então, o argentino e o português dominaram a premiação.

Messi ficou fora pela primeira vez desde 2006 (Foto: Lluis Gene / AFP)

Messi foi escolhido o melhor da temporada em cinco oportunidades (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), com Cristiano Ronaldo arrebatando os troféus em outros cinco anos (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017). De 2010 a 2015, o prêmio da Fifa foi unificado ao da France Football e chamado Bola de Ouro.

A favor de Cristiano Ronaldo está o protagonismo na conquista da Liga dos Campeões, vencida pelo Real Madrid em 2017/18. Ele não teve destaque na Copa do Mundo, apesar de marcar três vezes no empate em 3 a 3 de Portugal com a Espanha, na estreia lusa na competição. Ele acabou caindo nas oitavas de final com a seleção.

Modric também ganhou a Liga dos Campeões com o Real Madrid e foi o grande nome da Croácia no Mundial da Rússia, levando a seleção até a final. O meia acabou eleito o melhor jogador da Copa.

Mohamed Salah é o azarão na disputa (Foto: PAUL FAITH / AFP)

Já Salah aparece como grande azarão, apesar da grande temporada com o Liverpool, vice-campeão da Liga dos Campeões. Ele terminou como artilheiro do Campeonato Inglês, com 32 gols anotados.

Por outro lado, Messi fez boa temporada e conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei com o Barcelona, mas acabou sucumbindo com a equipe nas quartas de final da Liga dos Campeões para a Roma. Na Copa do Mundo, não foi bem com a Argentina, parando nas oitavas de final e anotando apenas um gol.

- Modric tem tem uma habilidade de passe e de chute incríveis. Ele também tem resiliência, energia, em alguns jogos na Copa buscando jogo mesmo com os 90 minutos já chegando, tentando ganhar o jogo. Para mim a performance dele, como levou o time, foi algo incrível - declarou o inglês Sol Campbell.

O prêmio de melhor jogador do mundo será entregue no dia 24 de setembro, em cerimônia que será realizada em Londres.