Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Japão desiste de sediar o Mundial de Clubes em 2021 e Fifa estuda nova sede

País asiático seria sede da competição pela nona vez desde que Fifa passou a organizar o torneio, que já tem três equipes confirmadas. Campeonato será em dezembro

Real Madrid, em 2016, foi campeão do último Mundial de Clubes no Japão (Foto: BEHROUZ MEHRI / AFP)
Escrito por

Após sediar as Olimpíadas e as Paralimpíadas, o Japão desistiu de abrigar o Mundial de Clubes de 2021, que voltaria ao país nipônico depois de cinco anos. A Fifa agora busca uma nova sede para a competição, que está marcada para ocorrer entre os dias 9 e 19 de dezembro.


De acordo com a agência "Kyodo News", que divulgou a informação inicialmente, a Associação Japonesa de Futebol (JFA) esperava contar com a liberação de público para o torneio, assim como os órgãos olímpicos queriam para as Olimpíadas e Paralímpiadas. Em virtude da Covid-19, não foi possível. Sem recursos, a JFA desistiu da competição mundial.

A Fifa ainda não se pronunciou sobre o caso, mas já sabe que terá de resolver a situação em pouco tempo, visto que faltam menos de 100 dias para o começo da competição. O Japão é o país que mais vezes recebeu a competição desde que a Fifa passou a organizá-la. Ao todo, foram oito vezes.

Entre 1980 e 2004, o país asiático também sediou a Copa Intercontinental, que reunia os vencedores da Libertadores e da Champions League. Posteriormente, a Fifa reconheceu estes vencedores como campeões mundiais.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Libertadores

A última vez que o Japão recebeu a competição foi em 2016, quando o Real Madrid venceu o Kashima Antlers, por 4 a 2, na prorrogação, com hat-trick de Cristiano Ronaldo. Em 2017 e 2018, o torneio foi realizado nos Emirados Árabes, enquanto o Qatar foi a sede das últimas duas edições.

Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro do Mundial de Clubes, com sete gols (Foto: AFP)

+ Mbappé, Di María, Pogba… Veja 25 astros que podem assinar pré-contrato com qualquer clube em janeiro

VAGAS PARA O MUNDIAL DE CLUBES

Até o momento, apenas três das sete equipes do Mundial de Clubes estão confirmadas: Chelsea- ING (campeão europeu), Al-Ahly-EGI (campeão africano) e Auckland City-NZL (nomeado pela Confederação da Oceania).

Na América do Sul, Atlético Mineiro, Barcelona de Guayaquil-EQU, Flamengo e Palmeiras estão nas semifinais da Libertadores. Um deles será o representante da Conmebol.

Na Liga dos Campeões da Concacaf, entidade que rege o futebol da América do Norte, América Central e Caribe, o torneio também está nas semifinais. Os representantes são: Monterrey-MEX e Cruz Azul-MEX e América-MEX e Philadelphia Union-EUA do outro.

Na Champions League da Ásia, a competição começará em breve as oitavas de final. A última vaga é dada pela Fifa ao campeão nacional do país sede.