Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Itália não joga mata-mata de Copa do Mundo desde a final de 2006; relembre as últimas campanhas

Após queda na repescagem das Eliminatórias Europeias na última quinta-feira, em derrota para a Macedônia do Norte, Azzurra acumulará mais uma ausência no Mundial

Itália venceu a Copa do Mundo de 2006, mas depois colecionou fracassos e vexames (Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP)
Escrito por

Tetracampeã mundial, a Itália mais uma vez não irá disputar a Copa do Mundo. Pela segunda vez consecutiva, a Azzurra caiu na repescagem das Eliminatórias Europeias, desta vez com uma derrota para a Macedônia do Norte, em casa, e não tem mais chances de ir ao torneio da Fifa, que será realizado no Qatar.


Atual campeão da Eurocopa, o time comandado por Roberto Mancini tem acumulado fracassos nos últimos anos. Desde que levantou o troféu em 2006, depois de vencer a França, os italianos jamais voltaram a disputar uma partida de mata-mata da principal competição do futebol mundial.

+ Veja a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022

Em 2010 e em 2014, a Itália foi eliminada na fase de grupos, nos Mundiais de África do Sul e Brasil, respectivamente. Em 2018, a última edição da Copa do Mundo, a Itália não foi para a Rússia por ter caído na repescagem após dois duelos com a Suécia.

Relembre a seguir a trajetória da Azzurra nos últimos anos.

2010: MALDIÇÃO DA PRIMEIRA FASE
Depois de ganhar a Copa do Mundo em 2006, a Itália chegou para o Mundial de 2010 como uma das favoritas ao título, especialmente pela campanha feita nas Eliminatórias. Em dez partidas, a Azzurra venceu sete e empatou três, chegando ao torneio invicta, com 24 pontos, 18 gols marcados e sete sofridos.

Apesar da expectativa, a Itália deu início à chamada "maldição da primeira fase" com a atual campeã sempre sendo eliminada na fase de grupo. Em uma chave com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, os italianos conseguiram a proeza de ficar em última, sem nenhuma vitória e com apenas dois empates.

Desde então, todos os campeões mundiais foram eliminados na primeira fase na Copa do Mundo seguinte. A Espanha, que venceu em 2010, caiu na fase de grupos em 2014, assim como a Alemanha, campeã no Brasil. Abre o olho, França...

Em 2010, Itália perdeu para a Eslováquia no último jogo da fase de grupos (Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP)

+ “Surreal”: confira a repercussão dos jornais internacionais da eliminação da Itália para a Macedônia do Norte

2014: BOM INÍCIO E SEQUÊNCIA RUIM

No Mundial do Brasil, a Itália estreou com vitória sobre a Inglaterra, em Manaus, com vitória por 2 a 1. No entanto, o time comandado por Cesare Prandelli perdeu as duas partidas seguintes, contra Costa Rica e Uruguai, e voltou para o Velho Continente mais cedo.

Nas Eliminatórias, a Azzurra fez campanha semelhante ao do ciclo anterior: seis vitórias e quatro empates em dez jogos, com 22 pontos, 19 gols marcados e nove sofridos.

Em Natal, Uruguai eliminou a Itália no jogo da mordida de Suárez em Chiellini (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

+ Itália fora da Copa do Mundo! Veja os astros que não têm mais chances de ir ao Mundial do Qatar

2018: FORA DO MUNDIAL

Terceira seleção com mais participação em Copas do Mundo, atrás apenas de Brasil e Alemanha, a Itália ficou de fora do Mundial da Rússia pela primeira vez em 60 anos. A última vez que a Azzurra não havia disputado o torneio havia sido em 1958, na Suécia, quando a Seleção Brasileira conquistou seu primeiro título.

Em um grupo complicado nas Eliminatórias, os italianos caíram na mesma chave da Espanha, que se classificou em primeiro. Desta maneira, a Itália, então comandada por Gian Piero Ventura, disputou a repescagem contra a Suécia. Na ida, em Solna, vitória sueca por 1 a 0; na volta, empate sem gols em Milão.

Frustração italiana no San Siro após eliminação para a Suécia (Foto: MIGUEL MEDINA / AFP)

+ Equador e Uruguai se garantem na Copa do Mundo: veja os países já classificados

2022: EXPECTATIVA E DECEPÇÃO

Para a Copa do Mundo de 2022, a expectativa era que a Itália se classificasse. O conjunto de Roberto Mancini ficou mais de três anos sem perder sequer um jogo, em uma sequência de 37 partidas (recorde entre seleções), entre 2018 e 2021, chegando a conquistar a Eurocopa no caminho.

Nas Eliminatórias, apesar de um bom início, a Azzurra não manteve o nível. Na penúltima rodada, quando tinha a chance de conseguir a classificação antecipada, empatou em 1 a 1 com a Suíça, com Jorginho perdendo um pênalti. Na rodada final, avançaria com vitória simples sobre a Irlanda do Norte, mas ficou no empate sem gols e viu os suíços vencerem, garantido a vaga direta.

Na repescagem, a Itália, sexta colocada no ranking da Fifa (melhor colocação entre os participantes), pegou a Macedônia do Norte, da 67ª posição (pior colocação entre os participantes). Em Palermo, a Azzurra pressionou o jogo todo, finalizou 32 vezes contra o gol de Dimitrievski, e viu o rival chutar apenas quatro vezes. Em uma destas poucas tentativas, porém, Trajkovski fez o gol que acabou com o sonho italiano mais uma vez, nos acréscimos.

Itália não joga Copa do Mundo desde 2014 (Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP)