Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa oficializa alargamento da Copa do Mundo, que terá 48 seleções

Torneio passa a ter 16 grupos, cada um com três equipes, ao invés de quatro

Infantino foi um grande entusiasta da ideia (Foto: Christophe Archambault / AFP)
Escrito por

As fortes especulações dos últimos dias tornaram-se oficiais nesta terça-feira. A Fifa confirmou que a Copa do Mundo passará a contar com 48 seleções a partir de 2026, em torneio que ainda não tem sede definida. A alteração foi aprovada por unanimidade pelo Comitê Executivo. Não foi informado ainda como as novas vagas serão distribuídas pelas confederações.

A entidade, através de seu Twitter, ficou de dar ainda mais detalhes de como a Copa do Mundo vai acontecer em seu novo formato. Mas já adiantou o torneio passará a ter 16 grupos com três seleções cada, ao invés das oito chaves atuais, cada uma com quatro equipes.

Dessa forma, a Copa do Mundo passará a ter uma nova fase de mata-mata antes das oitavas de final. Assim, as seleções que chegarem à final, continuam disputando sete partidas, assim como no modelo atual.

Outra tendência é que o Mundial tenha prorrogação apenas a partir das semifinais, para evitar um desgaste maior nas fases anteriores.