Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Extensão da arquibancada! Caminito: o local preferido da torcida do Boca

Torcedores xeneizes, que não conseguiram ingresso para o primeiro jogo da final da Libertadores, fizeram a festa e torceram no duelo contra o River na localidade

Stephanie Augusto
Escrito por

Uma das maiores experiências da vida é, com total convicção, assistir um Superclássico na Bombonera, ainda mais quando se trata da maior final de Copa Libertadores já realizada para o futebol argentino: Boca e River. Porém, se podemos acrescentar mais um item na lista, será acompanhar uma partida do Boca Juniors no tradicional bairro La Boca. Por lá, é possível encontrar muitos personagens e fazer uma viagem pela história do time.

Na tarde deste domingo, enquanto praticamente 60 mil torcedores coloriam o estádio durante a primeira disputa desta final, ao menos cinco mil xeneizes fizeram festa nas “calles” (ruas) do lado de fora.

Entre eles, os mais clássicos moradores do bairro La Boca, os xeneizes raízes, donos de casas com as cores do próprio clube e de um fanatismo inigualável. Muitos se reuniram em bares, outros assistiram na calçada de uma loja temática e, por fim, alguns até mesmo acompanharam a narração pela rádio local. Antes do lado de fora, que longe de sua própria essência. Muitos não vivem e não nasceram em La Boca, mas para todo fanático, este é seu verdadeiro lugar.

O torcedor do Boca Juniors sabe muito bem como fazer da rua a sua própria arquibancada. Entre todas as loucuras que existem, fazer com que um bairro literalmente respire o clube é voltar aos primórdios, quando o futebol se iniciava nas ruas.

Na Argentina, os valores de cada clube está em seu torcedor. O olhar e o sentimento de quem estava dentro, ou do lado de fora, era o mesmo. O que interessa é representar suas cores e vivê-las.

— Hoje é um lindo dia para morrer — disse Aldo, torcedor fanático do Boca e morador do bairro La Boca (frase muito dita pelos hinchas simplesmente pela felicidade de ver seu time jogar).