Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Especial PL: Bipolarizado? Liverpool e City começam nova edição do torneio como favoritos ao título

Rivais na temporada passada, quando disputaram o título ponto a ponto, Reds e Citizens aparecem novamente como postulantes ao troféu do campeonato mais difícil da Europa

Salah e Klopp buscam o primeiro título inglês, já Aguero e Pep Guardiola querem o tri inédito (Arte L!)
Escrito por

A Premier League retorna aos holofotes nesta sexta-feira. O campeonato mais valioso do mundo vai para mais uma edição com os gigantes em destaque, e com duas times com amplo favoritismo em busca do tão sonhado troféu de campeão.

De um lado, o Manchester City busca o tricampeonato consecutivo, coisa que só o rival Manchester United conseguiu na década passada. Para isso, precisará repetir as campanhas das últimas duas temporadas, onde ao final das 38 rodadas foi coroado o vencedor. Na contramão, o Liverpool quer acabar com o jejum de títulos da liga nacional, que não acontece desde 1989/1990. Os Reds contam com a empolgação de ter conquistado a Liga dos Campeões para finalmente colocar o tabu por terra. 

City é o atual bicampeão inglês (Foto: GLYN KIRK / AFP)

MANCHESTER CITY
Em time que está ganhando, não se mexe?
​Campeão dos cinco últimos torneios nacionais (Premier League, FA Cup, duas Supercopas da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa), o Manchester City chega para esta temporada como o time a ser batido. Mas qual será a motivação para continuar com a mesma vontade após tantos títulos?

Com 198 pontos conquistados em 228 disputados em duas temporadas, o City aparece sendo dominante e como amplo favorito para conquistar a Premier League pelo terceiro ano consecutivo, algo que só rival Manchester United conseguiu na história entre 2006 e 2009.

- Acho que vão continuar com o mesmo ímpeto, com a mesma competitividade, com a mesma fome característica do time, do Guardiola. Vejo o Liverpool como o time que pode tentar manter a regularidade da temporada, mas é muito difícil que dois times tenham um aproveitamento tão alto como foi na temporada passada. O City conseguiu duas temporadas seguidas com um aproveitamento espetacular e não vejo motivos para acreditar que esse desempenho vai cair. O Liverpool, teoricamente, é o maior candidato a adversário, acho que o Tottenham tem qualidade para brigar mas dificilmente vai ter regularidade para manter - disse o jornalista Rafael Oliveira, da ESPN.

O mercado de transferências
Conhecido anteriormente como um dos times que mais gastavam na janela de transferências, o City teve um período de transferências, até certo ponto, discreto. O meio-campista espanhol Rodri foi a única contratação impactante dos Citizens nesta janela, por 80 milhões de euros (R$355 milhões), ao lado de João Cancelo, que chegou em uma troca por Danilo com a Juventus, quando Pep deu a entender que a manutenção da base da equipe bicampeã era o fator mais importante para esta temporada. 

João Cancelo com as cores do City (Foto: Divulgação)

De acordo com Rafael Oliveira, no entanto, um dos principais motivos de um mercado mais discreto foi justamente a sequência adquirida após o período de montagem de elenco dos últimos anos.

- Não acredito que é baseado na máxima do 'em time que está ganhando não se mexe', acho que é porque o Guardiola teve um primeiro estágio que foi uma transformação grande no elenco em que ele apostou em vários garotos sabendo que montaria uma geração para vários anos. E agora chegou a hora de desenvolver esses jogadores, como ele já vem fazendo, para aproveitar o nível que esses caras estão chegando, como por exemplo o Bernardo Silva, que foi o cara da temporada passada e que tende a ser uma das referências da equipe de novo. Passa por aí o fato de não contratado muitos jogadores - analisou.

Prazo de validade?
Esta será a quarta temporada de Pep Guardiola no comando do Manchester City, coisa que não acontecia com o treinador desde o seu trabalho no Barcelona. Após a passagem pelo Bayern, de três temporadas, muito se falou que os trabalhos de Guardiola tinham um certo 'prazo de validade', onde o próprio treinador não se sentia confortável para comandar uma equipe por mais de quatro temporadas. No entanto, parece que o tal prazo não é um fator no City, já que o técnico espanhol renovou seu vínculo com o clube até 2021.

- O próprio Guardiola percebeu que no City era um pouco diferente. Ele tinha uma transformação não só de elenco, mas também cultural. Chegou ao país que enxerga o futebol de uma maneira diferente da dele, e aí levou um pouco mais de tempo para conseguir implantar essa filosofia. Nisso veio a transformação do elenco e agora ele vai colhendo os frutos, rendendo em um nível onde o time já absorveu todas essas ideias. Difícil falar em prazo de validade, acredito que essa temporada ainda tende a ser bem forte para ele, e o próprio fato de ter estendido o vínculo com o City acho que mostra um pouco isso, o desafio da Inglaterra e do Manchester City, que seja um pouco mais desafiador e motivante para ele ficar um pouco mais - finalizou Rafael Oliveira.

Liverpool quer o título inédito da Premier League (Foto: Rep/Twitter)

LIVERPOOL
Disputa acirrada na última edição
Na última edição da Premier League, Liverpool e Manchester City travaram uma briga ponto a ponto até a última rodada, quando o time de Pep Guardiola se sagrou campeão, com 98 pontos, um a mais que a equipe de Jurgen Klopp. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o brasileiro Roberto Firmino, um dos principais jogadores dos Reds, admitiu que a perda do campeonato na temporada deixou uma sensação de frustração.

- Fica aquele gosto amargo, claro, por termos chegado tão perto. E só perdemos um jogo, o que comprova a grande campanha que fizemos. Mas o City teve seus méritos, também fez uma grande temporada e levou por um ponto. Foi no detalhe, faz parte. Pelo menos, terminamos com o título da Champions League, que não deixamos escapar dessa vez - revelou Firmino. Para João Castelo-Branco, correspondente da 'ESPN' na Inglaterra, o duelo entre as duas equipes vai polarizar novamente o campeonato.

- O Liverpool é, junto com o Manchester City, o grande favorito para brigar pelo título novamente. É um time muito sólido, não precisava de reforços e por isso não fez nenhuma grande contratação. Também terá a volta do Oxlade-Chamberlain, que ficou quase toda temporada passada lesionado. Acho, inclusive, que os Reds são mais favoritos ao título do que o City, porquê o time de Guardiola já vem de dois títulos e um tri é muito difícil - opinou o jornalista.

Em busca do 1º título da nova era
O Liverpool é o segundo clube com mais títulos de Campeonato Inglês, com 18 canecos, dois a menos que o Manchester United. No entanto, desde a temporada 1992/1993, quando o torneio passou a se chamar Premier League, o clube ainda não conquistou o título. O mais perto que chegou foram os vice-campeonatos das temporadas 2001/02, 08/09, 13/14 e 18/19. Firmino acredita que a equipe vem forte para encerrar esse jejum.

- Temos um elenco dos mais qualificados do mundo, que praticamente foi mantido para a temporada. Assim, esperamos chegar ainda mais longe. Ou seja: com o título. O Liverpool é um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra e da Europa, mas ainda não foi campeão na era Premier League. E nossa torcida merece essa conquista. Faremos de tudo para que a história seja diferente dessa vez - comentou o atacante dos Reds e da Seleção Brasileira.

Liverpool é o atual campeão da Champions League (Foto: AFP)

Importância de Klopp e embalo da Champions
As boas temporadas recentes do Liverpool tem diversos fatores envolvidos, mas um dos principais está do lado de fora do campo: Jurgen Klopp. Desde que o alemão desembarcou, em 2015, depois de boa passagem pelo Borussia Dortmund, o time inglês começou a brigar na linha de frente na maioria dos campeonatos. Em sua primeira temporada no comando do Liverpool, levou o clube a final da Liga Europa, sendo derrotado na final pelo Sevilla.

Naquele mesmo ano, também chegou a final da Copa da Liga Inglesa. Na temporada 2017/18, foi à decisão da Champions League, mas perdeu para o Real Madrid e na última Premier League, foi vice-campeão. A coroação do ótimo trabalho veio no último dia 1 de junho, quando o clube levantou a taça de campeão da Liga dos Campeões da Europa. O atacante fez questão de ressaltar ao L! o papel determinante de Klopp no sucesso recente do time.

- Como já falei algumas vezes, acho o Klopp um dos maiores técnicos da atualidade, um dos melhores com quem já trabalhei. Cresci muito com ele, passei a fazer outras funções ofensivas em campo. Já nos conhecíamos dos tempos em que nos enfrentamos no futebol alemão. A grande fase do Liverpool está diretamente ligada a ele, que mudou a forma de jogar da equipe - exaltou Firmino. Castelo-Branco disse o título dá moral ao time para começar bem a Premier League.

- O título dá Champions League elevou o clube a nível mundial, ganhou uma moral enorme e se estabeleceu de vez como um dos gigantes do planeta. É o segundo maior vencedor do Campeonato Inglês, atrás apenas do United, e o clube britânico com mais títulos de Liga dos Campeões. A equipe cresceu em status e renda, e está em ótimas mãos com Jurgen Klopp, que contribuiu bastante nestes últimos anos para o sucesso recente do time - encerrou o especialista.

Klopp é o principal responsável pelo sucesso dos Reds (Reprodução)