Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa América: Peru joga mal, mas Guerrero garante o 1 a 0 sobre o Haiti

Em jogo decepcionante, atacante do Flamengo marca no segundo tempo e evita vexame peruano contra a seleção mais fraca do torneio (que ainda perdeu chance incrível no fim

Guerrero sofre cerrada marcação de Jerome Mechack. Peruano foi o autor do gol da vitória da sua seleção em jogo decepcionante (Foto: Jason Redmond/AFP)
Escrito por


Errando passes, sem criatividade e em alguns momentos dominado pelo fragilíssimo Haiti. Foi assim a estreia do Peru na Copa América, neste sábado à noite, no CenturyLink Field, em Seattle.  A decepção só não foi maior porque o atacante Paolo Guerrero - artilheiro das duas últimas edições no torneio - conseguiu fazer um gol aos 15 minutos do segundo tempo e garantiu o magérrimo 1 a 0 dos peruanos.  E quase que o Haiti saiu com o empate. No último lance do jogo, o atacante Belfort perdeu uma chance incrível. Tão clara que ele deixou o campo aos prantos por não ter feito o gol que seria histórico para a sua seleção.

O gol levou o Peru aos três pontos no Grupo B. Na quarta-feira, o time enfrentará o Equador. O Haiti terá o Brasil pela frente, também na quarta-feira.

O JOGO

Embora tenha dominado a partida nos primeiros minutos, o Peru encontrou dificuldades para furar a marcação do Haiti, que inclusive criou a melhor chance aos 12 minutos, quando o zagueiro peruano Ramos foi sair com a bola e deu um passe para o atacante Nazon. Este foi até a entrada da área, mas chutou fraco. Ao observar que o Peru era muito ineficaz ofensivamente, o frágil Haiti começou a tocar a bola e em alguns momentos chegou a ser superior, com o zagueiro Jêrome Mechack cobrando falta rente ao travessão.

Apenas nos minutos finais, e graças a Paolo Guerrero, o Peru finalmente assustou. Aos 38, o atacante do Flamengo tabelo com Cueva, na primeira boa troca de passes na partida, mas quando recebeu, chutou mal. Aos 44, Guerrero dominou na área e rolou para Flores, na marca do pênalti, chutar pressionado. A bola bateu na trave esquerda do goleiro Placide no melhor lance do primeiro tempo.


No segundo tempo, o jogo seguiu modorrento, até os 15 minutos, quando Flores recebeu pela esquerda e cruzou para Guerrero, desmarcado, dar um peixinho e finalmente fazer o gol do Peru. Foi o seu 28º gol pela seleção, o que faz do camisa 9 o maior artilheiro peruano, ampliando a vantagem para o ídolo Cubillas.

Pouco depois, Guerrero teve outra boa chance, mas chutou em cima do goleiro Placide. O peruano repetiu o que faz no Flamengo, reclama de tudo e leva cartão. Foi assim que saiu de campo com um amarelo.

Nos 15 minutos finais, o Peru, aproveitou o cansaço do Haiti e criou oportunidades, a melhor num cruzamento de Polo que o zagueiro Genevois chegou na frente de Flores e mandou para escanteio.  Porém, quase levou o empate aos 48 minutos. Num chuveirinho para a área, a defesa do Peru parou e o atacante Belfort, livre, na pequena área, cabeceou para fora. 

O lance - que foi o último do jogo - acabou criando o momento mais emocionante da partida. Belfort ficou estirado no chão, chorando copiosamente por ter perdido a chance de fazer o Haiti sair de campo com um empate improvável. Ele acabou consolado por vários companheiros.

Fim de jogo, vitória por 1 a 0 do Peru, mas a sensação que fica é a de que a seleção do treinador Gareca não vai longe nesta Copa América.  
 
- Jogos de Copa América são assim, intensos difícil de ganhar tivemos chances mas não conseguimos marcar, mas ao menos conseguimos a vitória - disse Guerrero.

HAITI 0 X 1 PERU
Copa América - Grupo B - 1ª Rodada
4/6/2016
- 20h30min (de Brasília)
LOCAL: CenturyLink Field, Seattle (EUA)

ÁRBITRO: Jhon Pitti (PAN)
AUXILIARES: Gabriel Victoria (PAN) e Christian Ramirez (HON)

CARTÕES AMARELOS: Alexandre e Marcelin (HAI),  Rodríguez, Guerrero e  Yotún (PER) 

GOL: Paolo Guerrero, 15'/2ºT (0-1)

HAITI: Placide, Goreux, Jerome Mechack, Genevois e Jaggy; La France, Hilaire (Alexandre, 39'/1ºT), Marcelin, Louis, Guerrier e Nazon (Belfort, 25'/2ºT). TÉCNICO: Patrice Neveu

PERU: Gallese; Revoredo, Rodríguez, Ramos e Travco; Tapia, Hohberg (Polo, 35'/2ºT), Vilchez, Cueva (Yotún, 29'/2ºT); Flores (Da Silva, 45'/2ºT) e Guerrero. TÉCNICO: Gareca