Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra estreante Irlanda do Norte, Polônia desencanta na Eurocopa

Equipe do atacante Lewandowski nunca havia vencido uma partida na competição, após  participações em 2008 e 2012. Milik, no segundo tempo, foi o autor do gol da vitória

Jogadores poloneses comemoram gol sobre a Irlanda do Norte, no primeiro jogo nesta Eurocopa (Foto: AFP)
Escrito por

Os que acompanharam o confronto entre Polônia e Irlanda do Norte, na tarde deste domingo, puderam ver um momento histórico da Eurocopa. A partida teve ineditismo pelos dois lados. Foi a estreia da Irlanda do Norte na competição e a primeira vitória da Polônia no torneio - após participações nas edições de 2008 e 2012. Quem garantiu o triunfo foi Milik, logo no começo do segundo tempo.

O Grupo C ainda conta com Alemanha e Ucrânia, que se encaram ainda na tarde deste domingo. Na próxima rodada, a Polônia terá a Alemanha como adversária, na quinta-feira, enquanto a Irlanda do Norte pegará a Ucrânia, no mesmo dia.

O JOGO

Com mais domínio territorial, a Polônia, como se imaginava, se mostrava superior à Irlanda do Norte. Porém, não conseguia transformar isso em oportunidades claras de gol. Prova disso, talvez, tenha sido o fato de que a primeira defesa de McGovern tenha sido apenas aos 28 minutos do primeiro tempo. Enquanto isso, mais fragil, a Irlanda do Norte tinha bastante dificuldade na saída de bola, mas tentava compensar com um esquema defensivo mais compacto. Na estapa inicial, o goleiro Szczesny foi, praticamente, um espectador em campo.

A chance mais clara da Polônia foi com Milik, que, após jogada pela direita de Piszczek, recebeu na área, driblou McLaughlin e bateu com a perna esquerda, mas, desequilibrado, mandou para fora. Principal nome da seleção polonesa, Lewandowski até tentou balançar a rede, mas não foi tão efetivo.

Perto dos 45 minutos, após cobrança de escanteio para a Polônia, Kapustka aproveitou que Lafferty se enrolou ao tirar a bola da área, girou e chutou forte. McGovern conseguiu fazer boa defesa. Pouco tempo depois, em cobrança de falta, Evans mandou a bola para a área, mas a defesa da Polônia conseguiu realizar o corte e evitar a abertura do placar.

No segundo tempo, o tal domínio do primeiro tempo, enfim, foi convertido em bola na rede. Logo aos cinco minutos, Blaszczykowski avançou pela direita e achou Milik, que dominou e bateu, dessa vez, acertando o alvo e abrindo o placar.

Mesmo em desvantagem, a Irlanda do Norte manteve o esquema defensivo e arriscava alguns contra-ataques. Após a entrada de Washington, essa estratégia passou a ficar mais perigosa para a defesa adversária. Em um desses avanços, por pouco o camisa 11 não consegue empatar, mas o goleiro Szczesny saiu bem. Lafferty ainda tentou um lance plástico ao arriscar uma bicicleta da entrada da área, mas mandou para fora.

Com o passar do tempo, a Polônia ainda esteve perto de ampliar a vantagem, primeiramente com Grosicki e, posteriormente, com Milik, mas o placar foi mantido e a vitória magra confirmada. Os torcedores poloneses celebraram muito a vitória, enquanto os da Irlanda do Norte, reconheceram o esforço da equipe em campo e saudaram a equipe após o apito final.

FICHA TÉCNICA
EUROCOPA


POLÔNIA 1 X 0 IRLANDA DO NORTE

Data-Hora: 12/06/16 - 13h (de Brasília)
Estádio: Allianz Riviera, em Nice (FRA)

Árbitro: Ovidiu Haţegan (ROM)
Assistentes: Octavian Șovre (ROM) e Sebastian Gheorghe (ROM)

Cartões amarelos: Kapustka e Piszczek (POL); Cathcart (IRN)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Milik, 5'/2ºT (1-0)

POLÔNIA: Szczesny; Piszczek, Pazdan, Glik e Jedrzejczyk; Krychowiak, Blaszczykowski (Grosicki - 34'/2ºT), Maczynski (Jodlowiec - 32'/2ºT) e Kapustka (Peszko - 42'/2ºT); Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka

IRLANDA DO NORTE: McGovern; McAuley, Cathcart e Jonny Evans; McLaughlin, Baird (Jamie Ward - 31'/2ºT), McNair (Dallas - Intervalo), Norwood, Ferguson (Conor Washington - 20'/2ºT); Steven Davis e Lafferty. Técnico: Michael O'Neill