Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confusa em campo, Argentina cai para o Paraguai em Córdoba

No terceiro jogo seguido sem Messi, Albiceleste é derrotada e faz apenas dois pontos em nove disputados. 'Patón' Bauza perde a primeira pela seleção

Paraguai se defendeu com forte marcação e saiu de campo vitorioso (Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP)
Escrito por

A falta de consistência tática do técnico Edgardo Bauza e jogadas mais trabalhadas pela qualidade do elenco fizeram a Argentina se perder em campo e ser derrotada pelo Paraguai por 1 a 0, nesta terça-feira, em Córdoba, pela décima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. Em desvantagem, Patón foi para o "bumba meu boi", colocou cinco atacantes em campo e deixou a equipe sem um norte. 

Na ausência de Messi, lesionado, a Argentina acumula dois empates e uma derrota. Com uma "gordurinha" extra, a atual vice-campeã segue na zona de repescagem, ocupando a quinta colocação e somando 16 pontos. Com o triunfo, o Paraguai chega a 15 e se estabelece em sexto.

A Argentina teve uma formação totalmente desfigurada durante a primeira etapa. Com Agüero e Higuaín enfiados na área, Gaitán e Di María deslocados para as pontas, os volantes Banega e Mascherano não tiveram como armar os ataques da equipe, que apostou em cruzamentos e chutes de média/longa distância.

Esforçado, Di María chegou a colocar uma bola na trave. E o lateral-esquerdo Rojo isolou uma bola diante do goleiro Villar nas melhores chances da Albiceleste nos 45 minutos iniciais.

O Paraguai, ao contrário dos argentinos, teve boas iniciativas no primeiro tempo. A melhor delas, apostar em uma forte marcação e buscar os contra-ataques. Em jogada de velocidade, Ángel Romero colocou sob medida para Derlis González invadir a área e bater cruzado, sem chance para o xará Romero. Os guaranis não se limitaram somente ao lance do gol e tiveram mais alguns chutes contra a meta adversária.

O início do segundo tempo parecia promissor à Argentina. Só parecia... Com menos de um minuto, Higuaín cabeceou, e a bola pegou no braço de Da Silva. O juiz assinalou pênalti, desperdiçado por Agüero. Villar fez a defesa. Momentos depois, Mercado desviou para o gol. A arbitragem invalidou o empate. O lateral-direito do Sevilla estava um pouco à frente da linha do impedimento.

A pressão inicial fez a torcida acreditar na virada e pedir Dybala. Maior promessa do futebol argentino atualmente, o atacante da Juventus foi colocado por Bauza no lugar do meia Gaitán. O time ficou ultraofensivo com a troca do volante Banega pelo centroavante Pratto, em um 4-1-5 estabelecido pelo "Professor Pardal" de Rosário.

O fato de contar com atacantes espalhados em campo não tornou a Argentina um time mais eficiente. Pelo contrário, a seleção foi esbarrando nas próprias pernas até o apito final.

O Brasil é o próximo adversário da Argentina. A julgar pelo futebol desta terça-feira, Tite pode dormir bem tranquilo. 

FICHA TÉCNICA:

ARGENTINA 0 x 1 PARAGUAI


Local: Estádio Mário Kempes, em Córdoba (ARG)
Data e hora: 11 de outubro de 2016, às 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Cartão Amarelo: Agüero e Rojo (ARG); Da Silva (PAR)
Cartão Vermelho: -
Gols: Derlis González, 18'/1ºT (0-1)

ARGENTINA: Romero, Mercado, Musacchio, Demichelis e Rojo; Mascherano, Banega (Pratto, 25'/2ºT) e Gaitán (Dybala, 14'/2ºT); Di María, Agüero e Higuaín. Técnico: Edgardo Bauza.

PARAGUAI: Villar, Moreira, Da Silva, Gómez e Alonso; Rojas (Valdéz, 29'/2ºT), Riveros e Almirón (Ortiz, 21'/2ºT); Óscar Romero, Ángel Romero (Pérez, 35'/2ºT) e Derlis González. Técnico: Francisco Arce.