Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Colômbia
escudo default
1
0
escudo default
Paraguai

Com gol de Cuéllar, Colômbia bate o Paraguai e garante 100%

Mesmo com muitos reservas em campo, seleção colombiana foi melhor em campo e conseguiu a vitória por 1 a 0. Equipe 'cafetera' vai pegar Chile ou Uruguai

(Foto: Raul ARBOLEDA / AFP)
Escrito por

Já garantida na primeira colocação do Grupo B da Copa América, a Colômbia mandou a campo um time cheio de reservas para encarar o Paraguai, neste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. E, ainda assim, venceu por 1 a 0, com gol de Cuéllar, e garantiu o 100% na fase de grupos da competição.

Nas quartas de final, a Colômbia vai encarar o segundo colocado do Grupo C, que será decidido na partida entre Chile x Uruguai, nesta segunda-feira. Já o Paraguai depende de um empate entre Equador e Japão para avançar de fase.

PARAGUAI POUCO AMEAÇA

Precisando da vitória para passar à segunda fase sem depender de outros resultados, o Paraguai começou a partida atacando. E quase marcou logo no primeiro minuto. Derlis González avançou pela direita e chegou na frente do goleiro adversário, mas finalizou fraco e em cima de Montero, que defendeu sem dificuldades.

Com o gol marcado pela Argentina sobre o Qatar na partida que acontecia ao mesmo tempo em Porto Alegre, a situação do Paraguai ficou complicada. Mas isso parece não ter chegado aos paraguaios. Ou, se chegou, não surtiu efeito. A equipe Albirroja até tinha mais posse de bola, mas pouco conseguia chegar perto do gol do adversário. Enquanto isso, com velocidade pelas lados, a Colômbia assustava os paraguaios.

GATITO FALHA E CUÉLLAR MARCA
Pouco depois de Falcao García quase marcar um golaço de bicicleta, a Colômbia abriu o placar. Aos 31 minutos, em uma jogada pelo lado direito de ataque, após saída de bola errada do Paraguai, Arias tocou para Cuéllar, que estava bem posicionado dentro da área. O volante do Flamengo finalizou rasteiro e a bola passou entre as pernas do goleiro do Botafogo, fazendo 1 a 0 para os colombianos.

GATITO EVITA O PIOR
Se o goleiro paraguaio falhou no lance do gol da Colômbia, Gatito se redimiu no começo da segunda etapa. Antes mesmo dos 20 minutos do período complementar, foram duas boas e difíceis defesas. A primeira num chute cruzado de Cardona e, depois, uma defesa espetacular numa cabeçada de Lerma.

VAR EM AÇÃO 
Já com os titulares James Rodríguez e Duván Zapata em campo, a Colômbia começou a levar mais perigo ainda ao gol paraguaio. E chegou a marcar um gol com Luis Díaz, após lindo passe de James, aos 23 minutos. Mas, após consulta ao VAR, que fez o jogo ficar parado quase cinco minutos, o árbitro Victor Carillo assinalou que Díaz usou o braço para dominar a bola e anulou o gol.

Melhor em campo, a Colômbia seguiu ameaçando nos contra-ataques. Já no final da partida, Díaz caiu na área e o árbitro marcou pênalti para os colombiano. Porém, de novo após consulta ao VAR, a penalidade foi anulada. Não fez falta para a Colômbia, que já estava com a vitória garantida.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 1 x 0 PARAGUAI

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data/hora: 23/06/2019, 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio e Victor Raez (PER)
VAR: Anderson Daronco (BRA)
Público/Renda: 11.313 pagantes/R$ 2.581.785,00
Gramado: Regular
Cartão amarelo: Borja e Lucumí (COL) e Arzamendia (PAR)
Cartão vermelho:

GOL: Cuéllar, 31’/1ºT (1-0)

COLÔMBIA: Montero, Arias, Cristián Zapata, Lucumí e Borja; Cuéllar, Lerma, Cuadrado (James Rodríguez, 12’/2ºT) e Cardona (Barrios, 39'/2ºT); Luis Díaz e Falcão (Duván Zapata, 19’/2ºT). Técnico: Carlos Queiroz.

PARAGUAI: Gatito Fernández, Iván Piris, Gustavo Gómez, Alonso e Arzamendia; Richard Sánchez, Rodrigo Rojas (Iturbe, 17’/2ºT), Derlis González (Óscar Romero, 36'/2ºT), Almirón e Matías Rojas (Cecilio Domínguez - Intervalo); Cardozo. Técnico: Eduardo Berizzo.