Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Chile
escudo default
0
3
escudo default
Peru

Peru vence Chile e chega à final da Copa América depois de 44 anos

Seleção peruana dominou os rivais na Arena do Grêmio e contou com ótima atuação do goleiro Gallese para vencer os chilenos por 3 a 0 e avançar à decisão contra o Brasil

Peru vai ser o adversário do Brasil na final da Copa América (Foto: Juan MABROMATA / AFP)
Escrito por

O Peru será o adversário da Seleção Brasileira na final da Copa América. Com gols de Flores, Yotún e Guerrero, a equipe comandada por Ricardo Gareca venceu o Chile por 3 a 0, nesta quarta-feira, na segunda semifinal do torneio. Surpreendendo os torcedores que encararam o frio de Porto Alegre para ir até a Arena do Grêmio, os peruanos chegam à grande decisão continental depois de 44 anos.

A briga pelo título será no próximo domingo, no Maracanã, às 17h (de Brasília). Chile e Argentina viajam até São Paulo para a disputa do terceiro lugar, no sábado. A partida será realizada às 16h, na Arena Corinthians.


Domínio peruano
Contrariando as expectativas, o Peru começou a partida em alta intensidade, marcando a saída de bola do Chile. Logo nos primeiros minutos, Cueva desperdiçou ótima chance em jogada iniciada por Guerrero. Surpreendidos, os chilenos não conseguiam criar e sair para o jogo, com exceção de uma triangulação que resultou em chute de Aránguiz para fora. E a pressão peruana deu resultado. Aos 20, Cueva cruzou da direita, Carrillo desviou e Flores, de trivela, abriu o placar na Arena do Grêmio.

Lambança de Arias
Mesmo depois do gol, a seleção peruana manteve o controle das ações. E a boa atuação foi premiada com um “presente” do goleiro rival. Arias abandonou o gol para buscar bola lançada na lateral-esquerda, mas acabou driblado por Carrillo. Yotún, ex-Vasco, recebeu o passe e encheu o pé em direção ao gol aberto para ampliar a vantagem. O Chile teve a chance de diminuir no final da primeira etapa com Fuenzaliza, que pegou de primeira a sobra de escanteio, mas Gallese faz uma grande defesa e salvou os peruanos.

Atrás do prejuízo
Na volta do intervalo, Rueda lançou o atacante Saga no lugar de Fuenzalida e o Chile mudou de postura. Mais agressivo, foi em busca do gol e chegou perto com Sánchez, que mandou uma bola na trave. Aránguiz, Sánchez e Isla pararam nas boas defesas de Gallese, que se redimiu da má atuação contra o Brasil. O Peru esperava as chances de contra-ataque, puxados por Carrillo, e ficou perto do terceiro duas vezes com Cueva e Yotún.

Festa peruana
A noite não era chilena. O amplo domínio da posse de bola e mais que o dobro das finalizações que os rivais não surtiram efeito e a bola insistiu em não entrar. Os peruanos souberam administrar a vantagem nos minutos finais. Para coroar a festa da animada torcida alvirrubra, com direito a gritos de "olé", Guerrero fez o terceiro e decretou a classificação para uma decisão de Copa América, depois de quatro décadas para se tornar o maior artilheiro do torneio em atividade, com 13 gols. No último lance do jogo, Gallese ainda defendeu pênalti cobrado por Vargas, com paradinha, para delírio da Arena.

FICHA TÉCNICA
CHILE 0 x 3 PERU


Data/Hora: 03/07/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Gramado: Razoável
Público/Renda: Total: 33.058, pagantes: 29.895/ R$ 8.305.120
Árbitro: Wilmar Roldan (COL) Nota L! - 6,5: Atuação segura, sem erros.
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Andres Rojas (COL)
Assistentes de VAR: Nicolás Gallo (COL) e John León (COL)
Cartões amarelos: Pulgar, Sagal (CHI); Advíncula (PER)
Cartão vermelho: Não houve


Gols: Flores, 20’/1ºT (0-1); Yotún, 37’/1ºT (0-2); e Guerrero, 45’/2ºT (0-3)

CHILE: Arias; Isla, Maripán (Castillo, 43’/2ºT), Medel e Beausejour; Pulgar, Vidal, Aránguiz e Fuenzalida (Saga - Intervalo); Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Técnico: Reinaldo Rueda

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia, Yotún, Carrillo (Polo, 25’/2ºT), Cueva (Ballón, 34’/2ºT) e Flores (Christofer Gonzáles, 3’/2ºT); Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca