Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chegada de Sergio Ramos dá a Pochettino variação no esquema de jogo do PSG; veja escalações possíveis

Entrada do zagueiro espanhol no time titular pode fazer o PSG atuar com três defensores para dar liberdade a Hakimi. No entanto, argentino pode seguir no 4-3-3 ou 4-2-3-1

Sergio Ramos será o novo xerife da defesa parisiense (Foto: Divulgação / PSG)
Escrito por

Com a confirmação da chegada do defensor Sergio Ramos ao PSG, o time francês vai ganhando cada vez mais um esboço de time muito competitivo para a temporada 2021/22. Após a saída de Thiago Silva, o clube parisiense tem mais uma vez à disposição um 'xerife' para tomar conta da zaga. Mas a aquisição do atleta espanhol vai além da iminente titularidade. Variações serão possíveis.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Eurocopa


O técnico Mauricio Pochettino sempre foi adepto do esquema 4-2-3-1. Desde os tempos em que comandava o Tottenham, o argentino nunca escondeu sua predileção pela oportunidade de atuar com dois homens à frente da defesa, um meia articulador, dois pontas e um centroavante. Desta maneira, ele levou os Spurs à final da Champions em 2019, quando perdeu para o Liverpool.

Quando foi contratado pelo Paris Saint-Germain, no início de 2021, Pochettino encontrou um time em transição do 4-3-3 para o 3-5-2. Thomas Tuchel, então treinador, tentou mudar seu estilo de jogo em suas últimas partidas, mas foi no Chelsea onde obteve o sucesso com três defensores ao ser campeão europeu.


Mauricio Pochettino optou por dar sequência ao 4-3-3 e pouco depois passou a dar sua cara no 4-2-3-1. Tirou Neymar da ponta-esquerda, onde o brasileiro estava acostumado a jogar, e o transformou de vez em um camisa 10, o chamado 'playmaker'. Atuando atrás do atacante, pisando mais na área, teve mais liberdade para criar. Na Seleção Brasileira, Tite o tem explorado assim.

Agora, a contratação de Sergio Ramos dá muitas oportunidades para Mauricio Pochettino montar sua equipe em busca da tão sonhada Champions League e também do Campeonato Francês. Na temporada 2020/21, o Lille surpreendeu e conquistou a Ligue 1.

Além do defensor espanhol, outras peças serão vitais para o novo PSG. A chegada do lateral-direito Hakimi, ex-Inter de Milão, possibilita que o argentino jogue com o sistema de três zagueiros, para dar liberdade ao marroquino. Tanto no Borussia Dortmund como na Nerazzurri, o ala foi bem na função. Outros nomes que chegam para somar são Wijnaldum e Donnarumma.

+ GALERIA: Nasser Al-Khelaïfi completa 10 anos no comando do PSG! Veja sua fortuna, os maiores investimentos e possíveis chegadas

VEJA AS POSSÍVEIS ESCALAÇÕES

3-5-2

Possível PSG no 3-5-2 (Foto: Reprodução / TacticalPad)

Com Marquinhos e Kimpembe como titulares da defesa, Pochettino não precisa sacar um dos dois para a entrada de Sergio Ramos. O espanhol pode atuar numa linha de três zagueiros, dando liberdade a Hakimi pela direita (como explicado acima) e Bernat ou Kurzawa na esquerda.

Assim, Wijnaldum entraria no meio-campo junto com o argentino Paredes ou o italiano Verratti, tirando Di María da ponta e trazendo o camisa 11 para o meio. Desta forma, o ataque poderia ser composto por Neymar e Mbappé, com muita mobilidade perto do gol.

4-3-3

Possível PSG no 4-3-3 (Foto: Reprodução / TacticalPad)

Caso volte a atuar no 4-3-3 de quando chegou ao PSG, a expectativa é para a saída de Kimpembe da zaga. Não necessariamente, porém, ele precisa sair do time titular. Apesar de ter ficado de fora no desenho, o francês também pode atuar na lateral-esquerda. 

Com três homens no meio-campo, Verratti pode continuar como peça fundamental do meio-campo junto com Paredes, dando, assim, espaço para que Wijnaldum pise na área como sabe. No ataque, Di María voltaria ao lado direito, com Neymar na esquerda caindo para o meio e Mbappé de referência.

4-2-3-1

Possível PSG no 4-2-3-1 (Foto: Reprodução / TacticalPad)

Por último, mas não menos importante, Pochettino pode continuar jogando no 4-2-3-1, o seu esquema preferido. A linha defensiva se manteria da mesma forma que no 4-3-3, mas do meio para a frente um time bem mais agressivo. Verratti ou Paredes seriam o 'cão de guarda' da zaga, enquanto Wijnaldum sairia mais para o jogo.

Neymar faria a função de camisa 10 (playmaker), com Di María na direita e Mbappé saindo da referência para atuar na esquerda encarando a marcação no um contra um (1x1). Deste modo, o argentino pode jogar com uma referência, como tinha em Harry Kane nos tempos de Tottenham. O centroavante pode ser seu compatriota Mauro Icardi.

* Estagiário, sob supervisão de Leonardo Martins.