Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Champions pode aproximar CR7 da Bola de Ouro. Do outro lado, Griezmann busca repetir Ribéry

Português e francês são as principais atrações da final desta edição da Liga dos Campeões

Fotos: AFP
Escrito por

O atacante Cristiano Ronaldo dará um passo largo rumo ao trono de melhor jogador do mundo se conquistar a Liga dos Campeões da Europa no próximo sábado, no San Siro, contra o Atlético de Madrid. Os fatos históricos estão ao lado do gajo. Nas duas vezes em que o craque conquistou a Champions foi eleito o melhor jogador do mundo: em 2008, pelo Manchester United, mesmo perdendo um pênalti, e em 2014, pelo Real Madrid.

O astro do Real Madrid ainda tem a favor o fato de ter a chance de quebrar o próprio recorde de gols em uma única edição da Liga dos Campeões. Ele soma 16, contra 17, de 2013-2014, justamente na temporada da última Orelhuda dos Merengues, a famosa "La Décima". Na temporada completa, são 51 em 47 partidas.

Além das duas Bolas de Ouro em anos de conquistas de Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo levou o prêmio em 2013, quando o Real Madrid foi eliminado pelo Borussia Dortmund na semifinal da Champions. O Bayern de Munique foi o campeão daquele ano. 

Três vezes Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo perdeu o reinado para Messi em janeiro. O argentino já soma cinco troféus da Fifa, sendo o recordista no prêmio. No entanto, o argentino não pode mais conquistar a Champions.

Sem o mesmo glamour de Cristiano Ronaldo, em caso da Orelhuda parar no Vicente Calderón, Griezmann pode ser a grande surpresa na divulgação dos três finalistas da Bola de Ouro da Fifa. O meia-atacante francês é o principal nome da campanha do Atlético de Madrid nesta Liga dos Campeões.

Griezmann não tem a função de "homem-gol" do Colchonero. Esta fica a cargo de Fernando Torres. Porém, o jogador francês já marcou 32 vezes nesta temporada: sete na Champions, 22 no Campeonato Espanhol e três na Copa do Rei, em um time com muito mais vocação defensiva do que ofensiva.

Se brilhar na final da Champions e levar o Atlético ao primeiro título da competição, Griezmann pode ser o "Ribéry de 2016", o estranho no ninho, mas com alguma chance de desbancar a dupla Messi-Cristiano Ronaldo, embora a missão siga complicada mesmo em caso de título. Em 2013, o meia-atacante do Bayern de Munique foi considerado o melhor do mundo para parte da opinião pública, mas não conseguiu tirar o prêmio do camisa 7 do Real Madrid.

Griezmann tem apenas 25 anos e está no Atlético de Madrid desde 2014. Ele chegou logo após o time colchonero perder a Liga dos Campeões para o Real Madrid por 4 a 1, na prorrogação, depois do empate em 1 a 1, no Estádio da Luz. O craque francês foi revelado pela Real Sociedad, em 2009.