Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Borussia Dortmund leva susto, mas consegue a virada sobre Hoffenheim

Equipe do técnico Thomas Tuchel viu visitantes abrirem o placar e teve de lutar contra uma forte retranca no segundo tempo. Triunfo deixa time a oito pontos do líder Bayern

Em casa, Dortmund conseguiu a virada próximo ao fim da partida (Foto: Patrik Stollarz / AFP)
Escrito por

O Borussia Dortmund passou um susto, mas, nos minutos finais, conseguiu afastar a zebra e bateu o Hoffenheim. Em casa, a equipe do técnico Thomas Tuchel perdia até os 35 minutos do segundo tempo, porém, com um jogador a mais e depois de muitas tentativas, conseguiu a virada e saiu de campo com uma vitória por 3 a 1. Rudy, ainda na etapa inicial, abriu o placar para o Hoffenheim, mas com gols de Mkhitaryan, Ramos e Aubameyang, o triunfo foi para o Dortmund.

Com o resultado, o Borussia chegou aos 54 pontos, ficando oito pontos atrás do líder Bayern de Munique. Por outro lado, o Hoffenheim permaneceu com apenas 18 pontos e ocupando a penúltima colocação, tendo a briga contra o rebaixamento como um grande obstáculo. Na próxima rodada, o Dortmund vai pegar o Darmstadt, já o Hoffenheim, encara o Augsburg.

Na corrida para alcançar o Bayern de Munique, o Dortmund entrou pressionado pela vitória do rival no último sábado. Em casa, então, a equipe foi para cima e acuou o time do Hoffenheim. Os comandados de Thomas Tuchel trocavam passes com tranquilidade no campo de ataque, mas pouco fazia o goleiro Baumann trabalhar. Enquanto isso, o Hoffenheim buscava sair no contra-ataque.

Se por um lado, o Dortmund não era tão objetivo e desperdiçava as chances que tinha, o Hoffenheim fez justamente o contrário. Em uma das vezes que conseguiu ir com espaço ao campo de ataque, Volland chutou e Burki bateu roupa. Sem marcação, Rudy bateu e fez. O gol empolgou o time visitante, que, mesmo ainda sendo pressionado pelo Dortmund, esteve bem perto de fazer o segundo.

No segundo tempo, Thomas Tuchel sacou Gundogan. Em menos de cinco minutos em campo, o camisa 8 fez uma grande jogada e carimbou a trave. A resposta do Hoffenheim veio no lance seguinte, mas Burki conseguiu salvar com o pé direito. Se o Dortmund já buscava o gol a todo custo, passou a tomar conta do jogo após a expulsão de Rudy, que deu um carrinho por trás em Aubameyang, que puxava ia ao ataque.

A partir daí, o que se viu foi, praticamente, um jogo de ataque contra defesa. O Dortmund tentou jogadas aéreas, chutes de longe, trocas de passes... Mas ia esbarrando em Baumann, que se transformou em um dos nomes da partida. Nagelsmann, técnico do Hoffenheim, passou a tirar jogadores mais ofensivos para colocar outros com características mais defensivas, montando uma forte retranca.

Depois de muita insistência, o gol! Aos 35 minutos, Mkhitaryan tabelou com Gundogan, invadiu a área e bateu cruzado para deixar tudo igual. Depois disso, uma verdadeira blitz da equipe do Dortmund e, cinco minutos depois, Ramos, de cabeça, fez a torcida explodir de alegria e mostrar toda a força nos cantos.

O Hoffenheim ainda acreditava que podia, ao menos, empatar o jogo. Depois de muitos minutos jogando apenas na defesa, resolveu ir ao ataque. Porém, com um a menos, acabou se expondo e, já nos acréscimos, ainda levou o terceiro. Após passe de Mkhitaryan, Aubameyang deu números finais ao confronto.

Leverkusen perde fora de casa

O Bayer Leverkusen visitou o Mainz, em uma partida em que ambos os times lutam por uma vaga na Liga dos Campeões. E melhor para o time da casa! Com gols de Yunus Malli e Jhon Cordoba, o Mainz venceu por 3 a 1. Chicharito descontou para o Leverkusen. Com o resultado, o Mainz chegou aos 36 pontos, mesma pontuação do Borussia Mönchengladbach, que ocupa a quarta colocação. Já o Leverkusen, permanece com 35 pontos e vê, inclusive, a vaga na Liga Europa ameaçada.

O jogo começou equilibrado, com os dois times conseguindo chegar ao campo de ataque em busca do gol, mas, em casa, o Mainz abriu o placar aos 14 minutos, com Malli. O camisa 10 recebeu em profundidade, nas costas da defesa, e bateu por cobertura. O Bayer, então, aumentou o volume de jogo em busca do empate, mas não ia ao ataque com muita organização, deixando buracos no meio. Desta maneira, o Mainz chegou ao segundo, aos 32 minutos, com Cordoba, que bateu forte da entrada da área.

No começo da etapa final, o time da casa praticamente decretou a vitória. Malli chutou da entdada da área e a bola explodiu no braço do defensor do Leverkusen. Na cobrança de pênalti, Malli fez o terceiro. Com a vantagem no placar, o Mainz diminuiu o ritmo e os visitantes passaram a arriscar mais. Até que, em um cobrança de falta ensaiada, Chicharito, de cabeça, fez o de honra.