Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aniversariante Firmino completará 500 jogos como profissional neste domingo

Atacante do Liverpool e da seleção, que faz 29 anos nesta sexta, chegará à marca expressiva contra o Aston Villa, pela quarta rodada da Premier League 2020/21

Roberto Firmino, do Liverpool, completará 500 jogos como profissional neste domingo contra o Aston Villa (Foto: AFP)
Escrito por

Não faltam motivos para Roberto Firmino celebrar seu grande momento no futebol. Além de comemorar seus 29 anos nesta sexta-feira, o atacante do Liverpool e da seleção brasileira completará 500 jogos como profissional no domingo, no jogo contra o Aston Villa, pela quarta rodada da Premier League. Uma carreira consolidada em poucos clubes e com muitos gols.

Em 499 partidas com as camisas de Figueirense, Hoffenheim, Liverpool e seleção, o alagoano de Maceió marcou 153 gols, o que dá uma média aproximada de um gol a cada três jogos. Pelo time de Santa Catarina, onde estreou como profissional em 2009, ainda aos 18 anos, foram 54 jogos e 13 gols. E já voava para o futebol europeu no ano seguinte.

As portas da Europa foram abertas para Firmino pelo Hoffenheim, da Alemanha. Em quatro temporadas e meia por lá, marcou 49 gols em 153 partidas, o que chamou a atenção do Liverpool, da Inglaterra. Chegou à terra dos Beatles em 2015 e já contabiliza 248 jogos e 78 gols pelos Reds. Na temporada passada, a consagração, com os títulos da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes e da Premier League.

Os números se completam com as 44 atuações com a camisa amarelinha, com a qual fez outros 13 gols. Sua primeira convocação se deu em novembro de 2014, ainda com o técnico Dunga, na vitória de 4 a 0 sobre a Turquia - no amistoso, ele substituiu Luiz Adriano no segundo tempo.

Tite assumiu o comando em 2016 e já relacionava Firmino na sua segunda convocação, para os jogos contra Bolívia e Venezuela pelas Eliminatórias da Copa de 2018 - contra os bolivianos, deixou sua marca na goleada por 5 a 0, em Natal (RN).

- Só tenho que agradecer a Deus por essa linda trajetória. Sou muito grato também a meus pais e à minha esposa por ter chegado aonde cheguei. Tudo que faço é por eles e por minhas filhas. Essa base foi fundamental, não construí tudo isso sozinho. Sempre quis ser jogador, e esse sonho começou lá atrás, ainda em Maceió. Mas nada foi fácil. Saí ainda garoto de casa, e da minha terra natal, para buscar essa realização. E já são mais de dez anos como profissional e 500 jogos. Que venha muito mais. Fico feliz por tudo que conquistei - desabafou Firmino.