Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Andreas Pereira fez sucesso na base, rodou a Europa e tem estilo versátil: conheça o novo meia do Flamengo

Flamengo e Manchester United chegaram a um acordo nesta quarta-feira e meio-campista vai assinar contrato de empréstimo nos próximos dias com o clube carioca

Andreas Pereira não se firmou no Manchester United e será emprestado ao Flamengo (Foto: AFP)
Escrito por

O Flamengo chegou a um acordo com o Manchester United nesta quarta-feira, e Andreas Pereira assinará contrato de empréstimo nos próximos dias. Aos 25 anos, o meio-campista atua profissionalmente pela equipe inglesa desde 2014 e terá sua primeira experiência em solo brasileiro. O LANCE! relembra a trajetória do jogador no futebol europeu.

+ Flamengo anuncia a contratação de Kenedy, do Chelsea, por empréstimo

SENSAÇÃO DA BASE
Andreas Pereira surgiu como um dos grandes nomes da base do Manchester United no século. Nascido na Bélgica, o meio-campista dos 'Diabos Vermelhos' era disputado pela seleção do seu país de origem e do Brasil, onde seus pais nasceram.

Considerado uma grande promessa pelo futebol mostrado nas categorias de base do Manchester United, Andreas Pereira conquistou o prêmio de melhor jogador sub-21 do clube inglês na temporada 2014/2015, quando estreou profissionalmente.

Ainda no ano de 2015, Andreas Pereira foi um dos destaques na campanha do vice-campeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo sub-20. O meio-campista marcou o único gol do Brasil na final, onde a Sérvia sagrou-se campeã por 2 a 1.

+ Varane é apresentado e fala como jogador do United: 'Novo começo'

Andreas teve passagem pelo Granada (Foto: Divulgação)

EMPRÉSTIMOS
Em busca de tempo de jogo, Andreas Pereira foi emprestado ao Granada, da Espanha, para a disputa da temporada 2016/2017. Em seu novo clube, o brasileiro obteve a oportunidade de ser testado pelos lados, sendo destaque com dribles e boas chances de ataque sendo criadas.

Ao voltar para o Manchester United, o jogador foi emprestado novamente a um clube espanhol, agora para o Valencia, em um patamar superior ao Granada. Andreas, porém, não conseguiu manter o nível do ano anterior e, atuando pelas pontas, não correspondeu às expectativas.

+ Cristiano Ronaldo e Pogba: entenda como PSG busca contratar estrelas da Juventus e Manchester United

VOLTA À INGLATERRA E CONVOCAÇÃO
Após dois empréstimos na Espanha, o Manchester United considerou que era a hora de testar Andreas Pereira na equipe principal. Sob o comando de José Mourinho, o brasileiro passou a ser testado como um primeiro volante durante a pré-temporada, onde viveu o seu melhor momento no clube.

Andreas foi convocado por Tite (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Mesmo após a ótima pré-temporada, Andreas não segurou a titularidade na posição, onde jogadores como Fred e Matic recebiam mais oportunidades, além do jovem Scott McTominay, que surgiu na base dos 'Diabos Vermelhos' e conseguiu o seu espaço.

Apesar da dificuldade de conseguir a titularidade do Manchester United, Andreas Pereira viveu a alegria de, pela primeira vez em sua carreira, ser convocado por Tite para amistosos da Seleção Brasileira disputados em setembro de 2018.

- O Andreas foi muito utilizado na base, tem dupla cidadania. Ele belga, os pais brasileiros. Jogando no United em alto nível. É o momento para a oportunidade - disse Tite na época.

+ Pogba pensa em Real Madrid para 2022, segundo imprensa inglesa

QUEDA E EMPRÉSTIMO
Com a chegada de Ole Gunnar Solskjaer ao cargo de treinador do Manchester United, Andreas voltou a ser utilizado como meio-campista. Foi em 2019/2020 que o brasileiro obteve a sua temporada com mais oportunidades na Inglaterra, atuando em 25 partidas da Premier League.

Apesar da titularidade, o Manchester United encontrava uma carência justamente na posição em que Andreas Pereira atuava. Com isso, o clube inglês contratou o português Bruno Fernandes que, imediatamente, tornou-se o principal jogador da equipe.

Sem espaço, Andreas Pereira foi emprestado à Lazio na temporada 2020/2021, mas ainda sem destaque. Ao voltar para o Manchester United, o clube inglês entrou em acordo com o Flamengo, que terá o jogador brasileiro por empréstimo.

*Estagiário com a supervisão de Cayo Pereira