Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nas mãos do governador: Cariocas pedem veto do projeto que muda nome do Maracanã para Rei Pelé

Alerj aprova projeto que muda o nome do Estádio Jornalista Mário Filho para Estádio Edson Arantes do Nascimento

O Estádio Jornalista Mário Filho pode se tornar o Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé (Foto: Divulgação)
Escrito por

Após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovar o projeto que muda o nome do Maracanã de Estádio Jornalista Mário Filho para Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé, diversos cariocas foram às redes para protestar contra a decisão. Os internautas pedem que o governador em exercício Claudio Castro vete o projeto e mantenha o nome da arena. A hashtag #vetagovernador entrou nos assuntos mais comentados do Twitter.

> Confira a classificação atualizada do Carioca 2021 e simule os resultados 

- Mário Filho foi o maior entusiasta do esporte no Rio de Janeiro. Foi o maior propulsor do futebol carioca. Idealizou a crônica esportiva. Criou as olimpíadas escolares. Lutou pela construção do Maracanã e criou a competição entre as escolas de samba - disse um internauta que relembrou um pouco da trajetória do jornalista que dá nome ao estádio. 

- Governador Claudio Castro, está nas suas mãos apagar uma das páginas da história do Rio. Quer dar o nome do Pelé? Dê ao complexo esportivo. E deixe o Mario Filho no Maraca, sem mexer no letreiro. Ao lado de Célio de Barros, Júlio de Lamare e Gilberto Cardoso - disse outro que relembrou os nomes dados às outras estruturas esportivas que fazem parte do complexo.

- Gigante Pelé, por favor, interceda junto aos energúmenos da ALERJ e permita que o Maracanã siga com o nome que lhe foi dado: Jornalista Mário Filho. Ajude a manter a história viva. Você é eterno - disse um internauta que implorou a ajuda de Pelé.

Veja abaixo esses e outros tuítes da #vetagovernador. 

Antes da hashtag ganhar força, o repórter do grupo Globo Eric Faria também se posicionou contra a mudança do nome do estádio e declarou que os deputados deviam ter vergonha de realizar esta votação em meio a pandemia do Covis-19. 

No texto aprovado pelos deputados, o complexo poliesportivo do Maracanã, que conta com o estádio de futebol, o Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo Célio de Barros, passaria a se chamar Complexo Mário Filho, para continuar homenageando o jornalista. Já o campo passaria a se chamar Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé, com a proposta de homenagear o ídolo do futebol ainda em vida.

​O estádio do Maracanã tem seu nome em homenagem ao jornalista esportivo Mário Filho, que fez campanha pela construção da arena para a Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Os torcedores cariocas chamam o campo apenas de "Maracanã" por causa da região que ele se encontra na cidade.