Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja como será o esquema da Globo para a despedida de Galvão na final da Copa

Argentina x França será o último jogo narrado pelo locutor de 72 anos

Galvão Bueno faz o último jogo da carreira no domingo (Divulgação)
Escrito por

A partir das 12h, deste domingo, Argentina e França decidem qual será a única equipe do planeta no momento a ostentar três estrelas em seu uniforme – ficando atrás apenas de Brasil, que tem cinco; Alemanha e Itália, com quatro. A TV Globo, o Sportv, o Ge e o Globoplay transmitem este clássico mundial que marcará também a despedida das narrações esportivas de um dos maiores comunicadores da história do esporte brasileiro: Galvão Bueno.
 
Na TV Globo, a decisão será assunto a partir de 9h30, quando começa o ‘Esporte Espetacular’. O programa traz depoimentos do narrador recordando algumas de suas transmissões mais famosas em Copas e bordões que entraram para a história. No total, são 13 coberturas do evento no currículo, a primeira delas em 1974.

Na TV Globo a estreia aconteceu em 1982. Na edição seguinte, narra pela primeira vez uma partida da seleção brasileira no torneio, a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia. Desde 1990, Galvão dá voz às partidas do Brasil. Também esteve presente em todas as finais de lá para cá chegando, neste domingo, a nove consecutivas.

+ Ex-jogador da seleção argentina pede para atletas baterem em Mbappé 'da coxa ao peito'
 
- Eu desejo a quem venha na sequência a felicidade de ver grandes momentos e que eles fiquem marcados na voz desta pessoa. Temos grandes profissionais, mas os momentos são necessários para que eles fiquem marcados. Eu não poderia imaginar que fosse viver tantos e que eles fossem tão intensos - afirma Galvão.

Logo depois do programa, o narrador participa de um pré-jogo especial, com a participação de Luis Roberto, Junior, Ana Thaís Matos, Roger Flores e Caio Ribeiro. Quando a bola rolar, a missão de comentar esta partida tão especial fica a cargo de Ana Thaís, a primeira comentarista mulher da TV Globo em uma final de Copa do Mundo, e de Junior – a transmissão terá sinal aberto também no Ge.

+ Ex-goleiro Júlio César revela para quem irá torcer na final da Copa do Mundo: 'É óbvio'

- O futebol tem seus mistérios, mas chegamos à final desta Copa com a sensação de que os dois melhores times vão decidir o título. Teremos uma seleção tricampeã do mundo. A França busca a façanha de um bicampeonato consecutivo, como só a Itália em 1934 e 1938, e o Brasil, em 1958 e 1962 conseguiram. A Argentina teve aquele tropeço na estreia contra a Arábia Saudita e depois deu uma virada. O técnico foi ajustando o time depois daquele susto. Jogou cada partida de acordo com o adversário. Será uma grande final - analisa o narrador, que mesmo com a despedida das transmissões, assinou um novo contrato com a Globo, válido por dois anos. O acordo prevê a participação de Galvão Bueno em um programa por ano na TV Globo e a locução de chamadas do Esporte da emissora.