Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Secretário do Comitê da Copa revela ao menos 400 mortes durante construções no Qatar

Hassan Al-Thawadi, secretário do comitê do Mundial, deu uma entrevista polêmica à imprensa britânica<br>

Desde o inicio a Copa do Qatar tem sido marcada por (Foto: Raul ARBOLEDA / AFP)
Escrito por

Uma entrevista polêmica do Secretário Geral do Comitê da Copa do Mundo, Hassan Al-Thawadi, onde ele revela que houveram entre 400 e 500 mortes de trabalhadores imigrantes em meio às construções do Qatar para o torneio, repercutiu na imprensa internacional. As estimativas ultrapassam aos relatórios que vinham sendo divulgados pelo país-sede até o momento, algo em torno de 40 pessoas.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

O jornalista Piers Morgan, do canal britânico Talk TV, questionou especificamente quantos trabalhadores imigrantes morreram no Qatar - desde que o país foi escolhido como sede - entre as pessoas que estavam envolvidas nas construções para o torneio.

- Nós estimamos em torno de 400. Entre 400 e 500. O número exato está sendo discutido - afirmou o secretário. 

Durante a entrevista, Al-Thawadi diz que houveram três mortes relacionadas a trabalho nas construções dos estádios do Catar, além de outras 37 no mesmo setor, mas que não foram relacionadas especificamente a trabalho.

- Em termos do que nós fizemos, pelo menos na organização pela qual sou responsável, estamos determinados a sermos transparentes. Capturando qualquer incidente, seja em termos de acidentes ou mortes infelizes, decidimos capturar o que foram mortes relacionadas ao trabalho, pelo que determina as normas industriais, e também o que consideramos serem não relacionadas a trabalho - disse.

+ Saiba quem é o homem que invadiu o gramado em Portugal x Uruguai, que também protestou na Copa de 2014

Após toda repercussão das falas do Secretário, o Supremo Comitê de Entrega e Legado da Copa do Mundo divulgou uma declaração em nome de Al-Thawadi. 

Confira a nota na íntegra:

- O secretário-geral, Hassan Al Thawadi, disse ao programa 'Uncensored' de Piers Morgan que houve 3 mortes relacionadas ao trabalho e 37 mortes não relacionadas ao trabalho nos projetos do Comitê Supremo de Entrega e Legado. Isso é documentado anualmente no relatório público do SC e abrange os 8 estádios, 17 instalações não competitivas e outros locais relacionados sob o escopo do SC.

As citações separadas referentes aos números referem-se às estatísticas nacionais que cobrem o período de 2014-2020 para todas as mortes relacionadas ao trabalho (414) em todo o país no Catar, abrangendo todos os setores e nacionalidades - diz o documento.