Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Esporte é ferramenta de transformação social para 88% dos brasileiros, aponta pesquisa

<span style="font-weight: normal;">35% dos respondentes consideram que o esporte valoriza aspectos como socialização, respeito, cooperação e inserção na sociedade</span>

Rayssa Leal teve vida transformada pelo esporte (Pablo Vaz/Divulgação)
Escrito por

Uma pesquisa feita com 1100 brasileiros, incluindo todas as classes sociais e regiões do país, apontou que 88% dos entrevistados consideram o esporte uma ferramenta de transformação social. O estudo foi promovido pelo banco BV, em parceria com o Instituto Mind&Miners, e tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos. 

Quando perguntados sobre quais as modalidades olímpicas são mais lembradas, os destaques foram vôlei (29%), ginástica (21%), basquete (18%), natação (16%), atletismo (15%), skate (13%), tênis (11%) e surfe (10%). Todas os esportes são apoiados pelo BV por meio de institutos ou atletas de competição.

Em relação aos esportes radicais, a pesquisa identificou que apesar de haver poucos praticantes entre os respondentes, os atribuídos mais admirados relacionados às modalidades são: coragem (38%), ousadia (36%), libertação (20%), energia (26%) e autoconfiança (21%).

- Para o BV, apoiar o esporte está alinhado aos nossos princípios, já que acreditamos que as modalidades esportivas atuam como ferramenta de transformação social. Dos entrevistados, 45% consideram que marcas que apoiam o esporte colaboram para que a sociedade busque nas modalidades esportivas atributos como saúde, criatividade e superação - disse Tiago Soares, gerente executivo de Sustentabilidade e Brand Experience do banco BV.

Outros 35% dos respondentes consideram que o esporte valoriza aspectos como socialização, respeito, cooperação e inserção na sociedade. A pesquisa mostrou também que o esporte gera oportunidades de educação, sendo fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes que, em alguns casos, se tornam atletas profissionais. Além disso, 11% dos que responderam à pesquisa acreditam que o esporte amplia a representatividade social e diminui preconceitos raciais e de gênero.