Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diretor de ‘Acesso Total’ conta ao L! se houve censura do Corinthians e revela receio inicial dos atletas

Sucesso de audiência na Globo, documentário mostra os bastidores do futebol alvinegro na temporada 2020. Para Victor Pozella, ver a rotina dos atletas mudou sua visão sobre futebol

Série mostra momentos de preparação dos atletas do Corinthians (Divulgação/Globo)
Escrito por

A nova série da Globo "Acesso Total" está chamando a atenção do público por mostrar um outro lado sobre o futebol brasileiro. Comandado por Victor Pozella e Edgar Alencar, o conteúdo revela a rotina e o que muitas vezes o público não enxerga sobre o universo de um clube da elite. Ao LANCE!, Pozella conta que não teve nenhum tipo de censura por parte de atletas ou dirigentes do Corinthians.

+ Paulistão 2021: confira a tabela do estadual e saiba quando o Timão joga

- A aceitação foi muito boa. Desde o primeiro dia, a sensação foi de orgulho por parte dos jogadores, por serem precursores de um projeto como esse, inédito em um clube de futebol no Brasil. É claro que eles estavam mais receosos nos primeiros dias, mas em pouco tempo se acostumaram com a nossa equipe se soltaram completamente. Construímos uma relação de confiança.

ENTENDENDO AS ESCOLHAS NO DIA A DIA

Logo nas primeiras cenas, é possível observar como os jogadores do Timão vão descobrindo e se acostumando com as câmeras. Centro de Treinamento, sala da diretoria, vestiário na Arena: a cobertura da equipe de Pozella aproveitou cada espaço compartilhado entre os corintianos para mostrar a realidade.

Lutando entre o rebaixamento e a Libertadores, a temporada de 2020 para o time paulista ainda foi complicada por dividir cena com a pandemia de coronavírus. Enquanto o clube não pediu que nenhuma cena fosse retirada do projeto, a única exigência era que os produtores e responsáveis pela série mantivessem os protocolos contra a Covid-19.


TORCEDOR VERÁ O JOGADOR COM MAIS HUMANINDADE

- Mudei bastante o meu olhar (sobre o futebol e os atletas). É realmente interessante observar o quanto eles vivem o futebol. Como se importam com as derrotas e com as vitórias. É possível sentir no café da manhã do dia seguinte, na ausência da música na academia, o quanto um resultado pode transformar o ambiente. Os jogadores sentem e vivem muito essa montanha russa dos resultados.

Outro aspecto que chamou a atenção do público é a verdade com que o conteúdo, que está sendo exibido no SporTV e no Globoplay, destaca as decisões do clube. A saída do atacante argentino Boselli é um dos exemplos que mais foi divulgado no começo da série. Porém, para o diretor e roteirista, um jogo marcou a temporada.

- É bem difícil destacar apenas um momento, mas escolho o clássico diante do Palmeiras. Tanto o pós-jogo quanto o dia seguinte, no CT Joaquim Grava. Aquele bastidor resume bem alguns dos sentimentos que vivemos nesse dia a dia.

LÍDER DE AUDIÊNCIA E INTERESSE DO PÚBLICO

A estreia do documentário “Acesso Total”, na noite da última segunda-feira, no SporTV, rendeu ao canal a liderança entre os canais esportivos da TV fechada, com mais do que o dobro de audiência do que o segundo colocado, entre 21h e 22h.

Dividido em cinco partes, o material traz os bastidores da caminhada do Corinthians ao longo da temporada 2020, com imagens exclusivas de treinamentos e vestiários em dias de jogos. O terceiro, quarto e quinto episódios serão exibidos no canal ao longo deste mês, nos dias 8, 15 e 22.

Treinador Mancini foi figura central para virada do Timão na temporada (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

FÓRMULA DE SUCESSO EM OUTRAS LIGAS
Fora do Brasil, o modelo da série já fez sucesso ao "invadir" o tão secreto bastidor do futebol de clubes como Barcelona, da Espanha, e Sunderland, da Inglaterra. Em 2019, a Seleção Brasileira foi acompanhada na briga pelo título da Copa América

Com a liderança da audiência e fazendo sucesso entre os torcedores de diversos clube, Pozella espera que o projeto de gravar a rotina dos jogadores não fique apenas limitado ao Corinthians.

- Estou bem animado com a repercussão do documentário. A torcida do Corinthians viu que o projeto vai muito além do fim da história e trata do meio, do caminho que foi traçado, dos obstáculos e das situações cotidianas. É um projeto que também proporciona envolvimento aos demais torcedores. É parte do processo. Além disso, o torcedor de futebol sempre teve curiosidade sobre o cotidiano de um time, independentemente de qual seja. Tomara que este projeto seja apenas o primeiro “Acesso Total”.

*sob supervisão de Ricardo Guimarães