Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comentarista da ESPN elogia Guardiola às vésperas de decisão do City na Premier League: ‘Se modernizou’

Para o comentarista Mário Marra, o trabalho de Pep Guardiola no Manchester City já alcançou o nível de sua passagem no Barcelona

Mário Marra elogiou evolução de Guardiola à frente do Manchester City (OLI SCARFF / AFP)
Escrito por

Neste final de semana, a Premier League pode conhecer o campeão da temporada 2022/2023. Precisando de apenas uma vitória simples para levantar o troféu, o Manchester City terá o Chelsea pela frente no Etihad Stadium e poderá conquistar o terceiro título inglês consecutivo diante de sua torcida.

+ Lucas Moura no mercado: Veja 13 brasileiros que podem ou vão mudar de clube no futebol europeu

A partida que pode consagrar os Citizens será destaque ao vivo e exclusivo da ESPN e do Star+ no domingo, às 12h (de Brasília), com narração de Paulo Andrade, comentários de Mário Marra e análise de arbitragem de Renata Ruel.

Comentarista dos canais ESPN e da plataforma de streaming Star+, Mário Marra falou sobre o momento vivido pela equipe comandada por Pep Guardiola e analisou os feitos do clube em anos recentes.

+ Manchester City entra em briga judicial contra a Premier League; entenda o caso

1- Dentre os times treinados por Guardiola, você acredita que o Manchester City deste ano está no mesmo nível do Barcelona histórico?

- Acho que dá para comparar, sim. Principalmente porque são momentos que ficam marcados e acabam influenciando gerações e times do mundo inteiro. Desperta em outros técnicos o desejo de copiar e de entender essas equipes. E vale também destacar o próprio Guardiola. O tempo passou, de alguns princípios ele não abre mão, mas ele se modernizou. Além de tudo o que ele entende e sabe de futebol, ele é um grande gestor de elenco. Perdeu jogadores importantes, como o Cancelo, e conseguiu achar soluções. Resgatou o Walker como um marcador forte e de velocidade, Grealish teve um primeiro semestre que não foi bom e agora, no segundo, arrebenta. É impressionante.

+ VÍDEO: Lucas Paquetá se envolve em briga para proteger familiares de jogadores do West Ham após ataque dos ultras do AZ

2- Serão três títulos consecutivos da Premier League e duas finais de Champions League. Dá para dizer que esse elenco do City é o melhor time da história do futebol inglês?

- A história do futebol inglês é muito extensa, são mais de 100 anos. Então, focando nesse momento mais recente, a era Premier League, certamente com essa trajetória que o City está construindo, ele está entrando definitivamente para a história da Premier League. Falo isso porque o rival United é o devorador de títulos ingleses nessa nova era. Desde 1992, o clube foi multicampeão e se tornou o maior vencedor do país. Mas o City é um time que, hoje, com outro tipo de visão e com um avanço maior em divulgação e marketing, alcança mais pessoas nas mídias — e também com seu futebol vistoso. Há quem pergunte se esse domínio não desvaloriza o campeonato, e eu acho que não. Ano passado, o título foi disputado até a última rodada; esse ano, até a penúltima. Então, não existe essa desvalorização, pelo contrário: é um clube que força os competidores a elevarem o nível de futebol — e isso é bom.

+ Carlo Ancelotti frustra planos da CBF e planeja próxima temporada com o Real Madrid, diz jornal

3- Haaland teve uma performance histórica com a equipe em seu primeiro ano. Você acredita que ele é o favorito para o prêmio de melhor jogador do mundo nesta temporada?

- Para mim, o Haaland é o melhor jogador do mundo na temporada. É preciso lembrar que esse era um ano de adaptação. O City não jogava com um camisa 9 assim há muitos anos. O Agüero não jogava dessa forma, nem o Gabriel Jesus — e o time, ainda assim, continuava vencendo. Então, é incrível como ele foi bem. E, às vezes, é difícil para algumas pessoas entenderem que ele não precisava ser participativo na construção, tocando muitas vezes na bola — ele precisava estar lá para fazer os gols. E é incrível o número de gols que ele conseguiu e a facilidade nessa adaptação a um futebol diferente, o da Premier League, e a um time que atua de forma completamente distinta aos que ele já passou. Ele é o principal jogador do mundo na temporada, sim.

+ PSG anuncia renovação de contrato de Marquinhos por quatro anos

Para a decisão do título da Premier League, a ESPN prepara uma grande cobertura, com 4 horas de grade dedicadas ao confronto e a presença dos correspondentes internacionais João Castelo Branco e Natalie Gedra — diretamente do estádio —, com imagens dos arredores da cidade de Manchester e as últimas informações sobre City x Chelsea para as atrações jornalísticas do canal.

A programação começa às 11h30, quando o "SportsCenter Abre O Jogo" entra no ar, com Alex Tseng e Mário Marra fazendo as previsões do embate e trazendo as escalações das equipes. O jogo começa às 12h, com o trio liderado por Paulo Andrade na cabine de transmissões e os correspondentes à beira do gramado acompanhando as ações nos dois bancos de reservas.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Logo após a partida, o ESPN FC entra no ar com Luciano Amaral, André Donke, Mário Marra e Ubiratan Leal, trazendo imagens da festa em Manchester e analisando a temporada da equipe de Pep Guardiola e Erling Haaland.