Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Banco de Sangue promove campanha com torcedores do Flamengo para elevar estoques

Mobilização nomeada de 'Raça, Amor e Sangue' acontece de 10 a 20 de fevereiro e convoca torcedores do Rubro-Negro e simpatizantes do futebol

Filipe Luís realiza exame de sangue na Seleção Brasileira. Imagem representará gesto solidário da Nação (Crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

O Banco de Sangue Serum entra em campo com a "Campanha Raça, Amor e Sangue", entre 10 e 20 de fevereiro, com torcida rubro-negra do Clube de Regatas do Flamengo, que nesta 11º edição lança o tema "Doador, eu sempre hei de ser".

+ Veja a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos

A expectativa é receber uma média de 100 doações diárias ao longo da campanha e assim contribuir para o equilíbrio dos estoques sanguíneos que continuam em baixa. Desde o início do ano o Banco de Sangue vem operando com apenas 35% da sua capacidade o que pode comprometer os atendimentos emergenciais.

- Contamos com a colaboração da população, principalmente dos campeões nas quadras, no campo e na solidariedade, como a torcida do Flamengo. Precisamos de todos os tipos sanguíneos no momento, portanto, todos são bem-vindos - afirma Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum.

Os rubro-negros poderão ajudar indo na Rua Riachuelo, número 43, Centro, no Rio de Janeiro, e terão mais informações nos contatos (21) 3233-5950 e (21) 97231-4651. As salas serão dentro do Hospital da Ordem do Carmo, no 3º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, 8h às 17h, e sábados 8h às 16h.

Primeiros doadores serão homenageados com uma camiseta exclusiva da campanha
O Banco de Sangue Serum segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.

A unidade atende mais de 80 hospitais entre públicos e privados na região Central do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. O Banco de Sangue Serum está localizado no Centro, Rua Riachuelo, 43, próximo aos arcos da Lapa.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

• Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o coronavírus:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).