Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Audiência: números são bons para a Record e ruins para o Carioca; Vasco e Bota aparecem menos que Fla e Flu

LANCE! fez um levantamento da fase de grupo que aponta alguns dos principais dados como a quantidade de transmissões dos quatro grandes e a audiência desses jogos

Record aumentou audiência como esperado, mas Carioca perdeu força sem a Globo (Foto: Divulgação)
Escrito por

Com as semifinais do Campeonato Carioca sendo disputadas neste fim de semana, já é possível fazer um balanço da audiência da RecordTV usando números da fase de grupo do torneio do Rio de Janeiro. O LANCE! fez um levantamento que aponta alguns dos principais dados como a quantidade de transmissões dos quatro grandes e a audiência desses jogos. Confira!

+Relembre os confrontos do Cariocão até aqui

BOM PARA A RECORD, NEM TANTO PARA O CARIOCA
Alguns dados apontam que a audiência da emissora cresceu em comparação com programas anteriores ao futebol. Botafogo x Flamengo, por exemplo, chegou a ter a liderança no Ibope no Distrito Federal e foi recorde no Rio de Janeiro. Em comparação com a Globo, porém, os números representam uma queda brusca. Vasco x Fluminense teve seu pior índice em 21 anos. 

Quando a Record conseguiu os direitos de transmissão do torneio em disputa com o SBT, ela tinha o objetivo de não ficar para trás da emissora de Silvio Santos e aproveitar do espaço deixado pela Globo, que decidiu encerrar a parceria com a Ferj no ano anterior, durante o inicio da pandemia.

Com isso, a Record aumentou a audiência da forma esperada, mas sofreu com a falta de costume do torcedor que está acostumado a assistir as partidas pela Globo. Além disso, a emissora mudou muito os horários e dias de exibição tentando entender qual a melhor estratégia para bater a concorrência, o que pode ter confundido parte do público interessado que ficou sem saber quando e onde assistir as partidas.

NÚMEROS DA AUDIÊNCIA
Como citado acima, Botafogo e Flamengo fizeram o jogo com maior audiência na Record: foram 15 pontos na vitória do rubro-negro contra o alvinegro por 2 a 0 no dia 24 de março. A pior audiência envolvendo um dos quatro grandes foi o duelo entre Fluminense e Madureira, vencido pela equipe das Laranjeiras por 4 a 1 no dia 25 de abril. Na ocasião, a emissora marcou apenas 4 pontos (veja lista completa abaixo).

Jogos/Audiência
1) BOTAFOGO X FLAMENGO - 15 PONTOS
2) FLAMENGO X NOVA IGUAÇU - 14 PONTOS
3) PORTUGUESA X FLAMENGO - 11 PONTOS
4) FLUMINENSE X VASCO - 9 PONTOS -
5) BOAVISTA X FLAMENGO - 9 PONTOS
6) VOLTA REDONDA X VASCO - 6 PONTOS
7) BOTAFOGO X BANGU - 6 PONTOS
8) BANGU X FLUMINENSE - 6 PONTOS
9) MACAÉ X FLUMINENSE - 6 PONTOS
10) VOLTA REDONDA X BOTAFOGO - 5 PONTOS
11) FLUMINENSE X MADUREIRA - 4 PONTOS

MENOR AUDIÊNCIA NA GLOBO
Enquanto a Record sofreu para conseguir fazer partidas com mais de 10 pontos - foram três, apenas, todas em jogos do Flamengo - a Globo costuma bater essa audiência com facilidade. Nos últimos 21 anos, a emissora do Rio não teve nenhum jogo com menos de 12 pontos. Essa marca "negativa" foi alcançada em apenas dois jogos do Fluminense em 2014. Veja os dados:

BOTAFOGO: Menor audiência para o Rio de Janeiro em partidas do Carioca desde 2000: 14 pontos.

FLAMENGO: Menor audiência da Globo com uma partida do Flamengo no Carioca desde 2000 – 14 pontos (a última vez, há sete anos, em 2014).

FLUMINENSE: Menor audiência para o Rio de Janeiro em partidas do Carioca desde 2000: 12 pontos (em dois jogos de 2014).

VASCO: Menor audiência para o Rio de Janeiro em partidas do Carioca desde 2000: 13 pontos (duas vezes, sendo a última em 2014).

FLA E FLU DOMINAM COMO CLUBES QUE MAIS APARECERAM
Flamengo e Fluminense dominaram as transmissões na Record tendo quatro jogos cada em TV aberta. O Botafogo apareceu três vezes enquanto o Vasco, apenas duas, assim como o Volta Redonda e Bangu (veja lista completa abaixo).

Clubes/ Nº de transmissões:
FLUMINENSE: 4
FLAMENGO: 4
BOTAFOGO: 3
VOLTA REDONDA: 2
VASCO: 2
BANGU: 2
NOVA IGUAÇU: 1
PORTUGUESA: 1
MADUREIRA: 1
BOAVISTA: 1
MACAÉ: 1
RESENDE: 0