Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Além de Villani, FIFA 21 terá outra novidade: ‘Teremos um Plantão Esportivo com gols da rodada’

Novo narrador do game da "EA Sports", que será lançado em outubro, falou ao LANCE! sobre sua relação com o jogo e com o público jovem

Villani falou com exclusividade ao L! (Foto: Divulgação / EA Sports)
Escrito por

Gustavo Villani, novo narrador do game FIFA-21, da EA Sports, falou ao LANCE! sobre o desafio de representar a nova geração de locutores esportivos em jogos de videogame, de entregar a melhor narração, da ansiedade pela estreia e confidenciou uma grande novidade para a nova edição do jogo, que será lançado no dia 6 de outubro.

O narrador fez jogo duro, mas contou uma das grande diferenças da nova edição do game. Agora, o amante de FIFA saberá em tempo real o resultado dos outros confrontos da rodada. 

"Sabe quando o narrador está em meio à transmissão e uma voz anuncia 'gol na rodada!' (...) É isso"

-  Novidades? Algumas... Vou adiantar só uma: teremos plantão esportivo para informar os gols dos outros jogos da rodada - confidenciou.

- Sabe quando o narrador está em meio à transmissão e uma voz anuncia “gol na rodada! No Maracanã, Gabigol faz Flamengo 1x0 no Barcelona de Guaiaquil.” É isso. Para rodadas decisivas das ligas de pontos corridos, na briga por título, vagas internacionais ou luta contra o rebaixamento. Ou mesmo na última rodada da fase de grupos da Champions, por exemplo, na briga por vaga no mata-mata, é muito importante. Vai dar mais emoção ao jogo ter a cobertura em tempo real dos outros jogos da rodada - concluiu.

Confira outros tópicos da entrevista:

1 - como é sua relação como o público jovem? Você acha que a popularidade dos seus bordões ajudou para o convite ser feito? 
Villani: Fui convidado pela EA Sports depois de pesquisa popular, indicação de Tiago e Caio e por me enquadrar nesse perfil, de renovação. Minha ideia estratégica de carreira é, sim, abraçar uma nova geração de torcedores para caminharmos juntos, por muito tempo. Agora, com a ajuda do FIFA.

2 - Qual a diferença de narrar uma partida de videogame e uma partida de verdade?
Villani:
 O videogame me dá liberdades que a transmissão da vida real não dá. Quem se dispõe a jogar FIFA quer se divertir - apesar da existência cada vez maior de gamers profissionais. O torcedor comum quer ver o time dele na televisão, mas isso não necessariamente é uma diversão. Pode ser um sofrimento, então, exige mais cuidado do narrador.

3 - O que foi mais legal no período de gravações?
Villani: Foi uma gestação prolongada, digamos. Tenso no início, com descobertas no processo que foram me divertindo, relaxando e agora é hora de ver o filho nascer. Espero que gostem! Eu tentei ao máximo mergulhar no texto, imaginar as situações de jogo, aproximar minhas emoções reais à narração virtual. A equipe da EA Sports (Caioba, Dani, Charles, Renato, Dudu, Victor e tantos outros) é muito boa, a gente conseguiu aliar responsabilidade e leveza. Brincamos muito, sofremos juntos, trabalhamos duro.

"Dia desses chamei o Zé Aldo pra porrada... Apanhei, 4 a 1. Sou pereba (ainda)"

º4 - Você é 'Fifeiro'? Joga com os filhos? Conte sua relação com o game...
Villani: Com minha mudança de São Paulo para o Rio há 8 anos, nascimento do meu filho Luca, demanda de trabalho na televisão, dei um tempo no FIFA. Mas retomei em tempo de jogar FIFA-19 e FIFA-20, até para me basear no trabalho do Tiago Leifert. Estou voltando! Dia desses chamei o Zé Aldo pra porrada... Apanhei, 4 a 1. Sou pereba (ainda).

5 - Já jogou o FIFA-21?
Villani: Ainda não! Recebi retornos do pessoal da edição sobre erros e acertos, eles aprovaram, dizem ter ficado legal, mas ainda não me assisti. Depois do anúncio da EA Sports de que serei o novo narrador pelos próximos anos, agora é esperar o game ser lançado, em outubro. Pior: sofro de ansiedade!