Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Venda de Marlon Santos para Shakthar Donetsk irá render R$2,2 milhões para o Fluminense

Tricolor tem direito a 3,08% das transações de ex-zagueiro através do mecanismo de solidariedade da Fifa

Marlon Santos atuou no profissional do Fluminense entre 2014 e 2016 (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)
Escrito por

Em época de redução do déficit, o Fluminense receberá uma quantia importante para reforçar a receita. Nesta terça-feira, o Shakhtar Donetsk, da Rússia, anunciou a contratação do ex-zagueiro do Tricolor, Marlon Santos, de 25 anos. O jogador estava atuando no Sassuolo, da Itália, e beneficiará o clube carioca através do mecanismo de solidariedade da Fifa. 

A negociação irá render 370 mil euros para Laranjeiras, equivalente a cerca de 2,2 milhões de reais. Pelo tempo que passou na instituição, o Fluminense tem direito a 3,08% da quantia de todas as vendas de Marlon até o fim de sua carreira. O Shakhtar irá pagar 12 milhões de euros - em torno de 72 milhões de reais - pelo zagueiro. 

De acordo com o regulamento da entidade, o clube formador tem direito sobre vendas internacionais, que podem ir de 0,25% até 5% do valor da transação. A porcentagem é estabelecida proporcionalmente ao tempo que o atleta esteve contratado. Entre 12 e 15 anos, é arrecadado 0,25% do total por cada temporada; e 0,5% entre os 16 e 23 anos.

> Confira os duelos das oitavas de final da Copa do Brasil

Marlon chegou ao Tricolor em 2009, com 14 anos de idade. Em 2014, passou a integrar o profissional e participou de 71 partidas. Ganhou destaque no elenco e em 2016 chamou a atenção do Barcelona, que após conseguir o jogador via empréstimo executou o direito de compra por 5,4 milhões de euros (aproximadamente 19 milhões de reais) no ano seguinte.

O mecanismo de solidariedade da Fifa tem auxiliado o Fluminense a enfrentar as dificuldades financeiras nos últimos anos. Os cofres de Laranjeiras receberam 10 milhões de reais pela venda de Wendel, do Sporting para o Zenit; 10 milhões de reais pela transação de Pedro, que saiu da Fiorentina para o Flamengo; 1,3 milhão com a compra de Gerson, na época atleta da Roma, pelo rubro-negro, e recentemente 4,1 milhões de sua venda para o Olympique de Marselha.