Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tijolinho, polêmica e time do coração: Felipe Melo reencontra o Flamengo por título inédito com o Fluminense

Formado pelo time da Gávea, volante já disse ser torcedor do Tricolor e se envolveu em diversos episódios com o ex-clube ao longo da carreira

Felipe Melo pode conquistar o primeiro título com a camisa do Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Escrito por

Quando foi apresentado no Fluminense, o volante Felipe Melo falou sobre a responsabilidade de vestir as cores tricolores por ser o time do pai e o clube que aprendeu a "gostar e amar desde pequeno". Neste sábado, às 18h, no Maracanã, o "pitbull das Laranjeiras" terá a chance de conquistar a primeira taça pela nova equipe contra um adversário pelo qual também nutriu uma grande identificação: o Flamengo. Criado nas categorias de base do Rubro-Negro, o jogador já declarou amor diversas vezes pelo rival.

Felipe Melo jogou pela primeira vez contra o Flamengo no Maracanã em outubro de 2018, quando vestia a camisa do Palmeiras. O volante subiu para os profissionais em 2001. Em 2003, foi para o Cruzeiro, depois para o Grêmio e não atuou mais pelo rubro-negro. Após dez anos na Europa, retornou ao Brasil para atuar no clube paulista e a volta ao Rio de Janeiro acabou sendo para Laranjeiras e não para a Gávea.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

Apesar de só ter entrado em campo em 2018, Felipe Melo chegou a ficar no banco em 2003 pelo Cruzeiro na final da Copa do Brasil e também em 2004, pelo Grêmio. No total, são 11 partidas contra o Flamengo na carreira, sendo quatro vitórias para o jogador, quatro empates e três triunfos do Fla.

Apesar de já ter aparecido algumas vezes como torcedor do Flamengo (relembre abaixo a relação), Felipe afirmou pouco depois de ser anunciado pelo Fluminense que não era rubro-negro.

- Não sou, não. Tenho muita gratidão, muita mesmo, mas sou Fluminense. Você está se equivocando - disse ele quando chamado de flamenguista.

Na chegada ao Flu, falou da relação com a nova equipe.

– Jogar no clube de coração do meu pai, dos meus avós, é uma responsabilidade a mais, sem dúvidas. Eu já tenho naturalmente uma cobrança dentro de casa, que é a minha autocobrança, eu sou um cara que me cobro muito. Eu tenho a cobrança da minha esposa, que apesar de entender menos de futebol que eu, ela me cobra bastante. Tenho dos meus filhos, que cobram bastante. E vou ter agora dos meus pais, que é o clube de coração deles. E querendo ou não é o clube que desde pequeno eu aprendi a gostar e amar desde pequeno também. Então, sem dúvidas, a responsabilidade aumenta.

FELIPE MELO COMPROU TIJOLINHO DO FLAMENGO

Em 2011, o Flamengo teve diversas iniciativas para a construção do que hoje é um moderno e bem estruturado CT do Ninho do Urubu. Uma das ações mais bem sucedidas foi a venda ded tijolinhos que renderam quase R$ 1,5 milhão aos cofres do rubro-negro. Cada unidade custou R$ 250 aos torcedores e um deles foi justamente Felipe Melo. Quando ainda atuava pela Juventus, da Itália, o volante garantiu dez tijolos personalizados.

Na época, o site oficial do Fla registrou a ação. Na matéria, afirmava que o jogador tem uma coleção de camisas do Flamengo, com mais de 40 peças. O atleta ainda declarou que poderia jogador em outros clubes, "mas a maioria dos jogadores prefere não dizer o time de coração e eu, diferente, não me canso de dizer que sou Flamengo", afirmou.

Felipe Melo com tijolinho do Flamengo (Foto: Divulgação)

NOVELAS DE QUASE RETORNO

Não foi apenas uma vez que Felipe Melo teve o nome vinculado ao Flamengo para retornar. Seja antes ou até depois de acertar com o Palmeiras. Em 2017, o volante foi afastado pelo técnico Cuca depois de um áudio vazado chamando o treinador de "mau caráter" e "covarde", além de ter aberto as portas para voltar ao Rio de Janeiro dizendo que era o momento "mais fácil" para isso acontecer. Na época, não aconteceu por falta de interesse do Fla.

Mas o cenário era oposto em anos anteriores. O Flamengo chegou a tentar o jogador quando ele estava na Inter de Milão, entre 2015 e 2016. No entanto, o negócio não avançou.

PROVOCAÇÕES

Parte do motivo para que o retorno não acontecesse em 2017 tem a ver com a apresentação do jogador no Palmeiras. Felipe Melo atacou diretamente Antonio Tabet, então vice-presidente de comunicação do Flamengo, por conta de um tuíte em que o dirigente o teria citado (não nominalmente). Posteriormente, Tabet disse que não gostaria de ver ''esse tipo de jogador'' no clube.

Recentemente, os capítulos dessa rivalidade aumentaram. No primeiro Fla-Flu da temporada, por exemplo, ele chamou Diego de "meu vice", lembrando a final da Libertadores meses antes, quando o Palmeiras bateu o Flamengo. Após a vitória no Uruguai, inclusive, Felipe Melo mandou um recado para Willian Arão, que havia arriscado um placar de 2 a 0 para o Fla na véspera da partida. "Respeita a história! Senhor Arão, vocês vão ganhar de 2 a 0? Nos seus sonhos! Respeita", disse. Ele também ironizou a tradicional comemoração feita por Gabriel Barbosa erguendo os braços.

Mas já houve também uma provocação ao Vasco. Em 2016, Felipe foi ao Twitter brincar com o vice-campeonato do Golden State Warriors na NBA, liga americana de basquete. O volante publicou a imagem do astro do time, Stephen Curry, com uma camisa do cruz-maltino, a quem os rubro-negros costumam provocar chamando de "vice". O Vasco até respondeu dizendo que a foto havia sido tirada "há 12 anos, ano que o Warriors foi campeão da NBA. Obrigado pela lembrança. Volte sempre", escreveu. O jogador ainda rebateu com "grande abraço e ótima segunda". Na época, o clube também disputava a Série B.

TORCEDOR

Em 2015, quando estava no Rio de Janeiro para tratar uma lesão, Felipe Melo aproveitou para ir ao Maracanã assistir ao clássico entre Flamengo e Vasco. Com a camisa rubro-negra, ele publicou imagens nas redes sociais ao lado do pai. No fim, o Fla venceu por 2 a 1, com dois gols de Alecsandro, e o jogador provocou:

– Flamengo ganhou de 2 a 1, com dois do Alecgol? Eu já sabia – disse, em vídeo.