Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre 10 duelos inesquecíveis entre Fluminense e Grêmio

Em véspera de decisão entre os tricolores gaúcho e carioca, o Lance relembra dez partidas inesquecíveis entre as duas equipes

Reprodução
Escrito por

Nesta quarta-feira, Fluminense e Grêmio dão sequência ao históricos de duelos e voltam a se enfrentar em mata-matas. As equipes entram em campo em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e o Tricolor Carioca vai precisar de uma bela vitória no Maracanã para bater os gaúchos a avançar na competição. Para relembrar partidas semelhantes, o L! escolheu os dez duelos inesquecíveis entre Fluminense e Grêmio.

Fluminense 2x1 Grêmio - 1970 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa)

Em 1970, ano em que o Fluminense venceu seu primeiro título nacional, a Torcida Tricolor comemorou, em casa, a vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã. Os gols da vitória do Tricolor Carioca saíram dos pés de Lula e Marco Antônio. Paraguaio diminuiu para a equipe gaúcha.

Fluminense 1x2 Grêmio - 1982 (Campeonato Brasileiro)

Em 1982 ficou registrado o maior público do confronto no Maracanã. Foram 69.112 mil torcedores que presenciaram a vitória do Grêmio em cima do Fluminense. Com casa cheia, o Tricolor gaúcho não se intimidou e partiu para cima do Tricolor Carioca, em partida válida pelas quartas de final. A vitória por 2 a 1 veio com gols de Paulo Isidoro e Tonho Gil, pelo Grêmio e Mário Marques diminuiu para o Flu. O grêmio, que havia sido campeão brasileiro de 1981, avançou para as semifinais e terminou o campeonato como vice-campeão.

Grêmio 3x2 Fluminense - 1993 (Campeonato Brasileiro)

Após passagem pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro, Grêmio fez seu primeiro jogo pela primeira divisão, no Olímpico, contra o Fluminense e venceu a partida por 3 a 2. Super Ézio abriu o placar, mas o Grêmio logo empatou, com gol de Serginho Wink, virou com gol de Gilson Maciel e ampliou, com gol de Adil. Super Ézio marcou mais um para diminuir a vantagem. A partida marcou, além da volta à série A, o início de um período vitorioso para o time gaúcho, que ganhou a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileiro de 1996.

Grêmio 4x2 Fluminense - 1996 (Campeonato Brasileiro)

Ano em que o conquistou o bicampeonato brasileiro, Grêmio fez uma ótima partida e venceu o Fluminense no Olímpico por 4 à 2. O Tricolor Carioca abriu o placar com Aldeir, mas logo no início do segundo tempo o Grêmio empatou com gol de Aílton. Zé Alcino marca de cabeça para virar o placar para o Grêmio. De pênalti, Dinho amplia. Após trapalhada da defesa do Flu, Zé Alcino marca novamente e põe o Grêmio com três gols a mais que o Fluminense. A equipe carioca diminuiu com gol de Paulo Roberto, de falta. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 1996, ano em que o Grêmio conquistou o bicampeonato brasileiro.

Fluminense 4x3 Grêmio - 2000 (Taça Amizade Tricolor)

Em 2000, os clubes disputaram um torneio amistoso chamado Taça da Amizade Tricolor. O torneio tinha como objetivo manter em atividade as duas equipes que haviam sido eliminadas nos torneios Rio-São Paulo e Sul-Minas. As partidas aconteceram no Estádio de Laranjeiras e no Estádio Olímpico. O Fluminense venceu as duas partidas. Em casa por 4 a 3 e fora por 1 a 0. O jogo de ida, em Laranjeiras, marcou a estreia de Valdir Espinosa como técnico do Fluminense. Espinosa enfrentaria em seu primeiro jogo pela equipe carioca, o Grêmio com o qual foi conquistou o Mundial em 1983.A mesma partida, contou também com a participação do craque Ronaldinho Gaúcho. Jogão!

Grêmio 4x4 Fluminense - 2006 (Campeonato Brasileiro)

Jogo Épico! Em 2006 Fluminense e Grêmio protagonizaram uma partida épica no Estádio Olímpico. Grêmio abriu vantagem logo no primeiro tempo com gols de Ramon e Rômulo, mas viu o Fluminense diminuir em pouco tempo com gol de Evando. A equipe Gaúcha teve um jogador expulso, Tcheco, que recebeu cartão vermelho, enquanto o Grêmio ainda vencia por 2 a 1. Com um homem a menos, o Grêmio viu o empate tricolor com um gol olímpico de Petkovic e depois a virada com um gol de peixinho do lateral, Marcelo. Outra expulsão, desta vez do lado Carioca. Jean levou o segundo amarelo e o vermelho. Tudo igual no número de jogadores em campo, e o Fluminense ampliou o placar com outro golaço de Petkovic, um chutão de fora da área. Mas, o Grêmio conseguiu o empate nos acréscimos. Com gol de Herrera aos 47 e de Rômulo aos 49, Grêmio e Fluminense terminaram empatados.

Grêmio 5x1 Fluminense - 2009 (Campeonato Brasileiro)

Uma goleada com direito a gol contra. A partida entre Grêmio e Fluminense, em 2009,no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro teve gols de Tcheco, Jonas, Souza (2) e Cássio (contra), e para diminuir, Kieza marcou pelo Fluminense. Ano em que o clube carioca lutou contra o rebaixamento, o Grêmio não tomou conhecimento do Flu na partida e aplicou a goleada de 5 a 1. Todos os gols aconteceram no primeiro tempo. O tricolor Gaúcho abriu o placar com Souza, para logo em seguida, Kieza empatar para a equipe Carioca. Após o empate, Cássio fez contra, deixando o Grêmio na frente novamente. A partir daí, só deu Grêmio. Tcheco marcou e com menos de 20 minutos de jogo a partida já estava 3 a 1 para a equipe gaúcha. Aos 23, Souza fez mais um e Jonas, marcou o quinto aos 39. Mais a frente o Fluminense começaria a arrancada que deu origem ao Time de Guerreiros.

Fluminense 2x3 Grêmio - 2010 (Copa do Brasil)

Na estreia do técnico Muricy Ramalho, o Fluminense perdeu para o Grêmio, em casa. André Lima abriu o placar para o Tricolor Carioca, mas logo em seguida, Douglas empatou para a equipe gaúcha. O Grêmio ampliou o placar com Jonas, após passe de Borges. Os gaúcho jogaram com menos um, após a expulsão de Rodrigo. Ainda assim, a equipe Carioca não conseguiu reverter o placar ou impedir que ampliasse. Douglas, recebeu passe de Borges e marcou o terceiro. O Tricolor Carioca diminuiu com Equi González. Neste ano o Fluminense levantou a taça do Campeonato Brasileiro.

Fluminense 5x4 Grêmio - 2011 (Campeonato Brasileiro)

Jogaço! Fluminense e Grêmio protagonizaram um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro de 2011. A partida que aconteceu no Engenhão teve 9 Gols e muitas viradas. O Grêmio abriu o placar com gol de Rafael Marques, o Fluminense tratou de buscar o empate. Em cobrança de falta, Marquinho jogou na cabeça de Fred para o artilheiro marcar, fazendo 1 a 1. O tricolor Gaúcho, no entanto, ficou a frente no placar novamente, no fim do primeiro tempo, com gol de Marquinhos. Já na segunda etapa, Fred recebeu um belo lançamento de Deco e empatou novamente para o Tricolor Carioca. Logo depois, Rafael Sobis recebeu de fora da área e com um chutão marcou para virar a partida. Em apenas dois minutos, o Fluminense viu o Grêmio empatar, com Brandão, de cabeça e o Adilson virar o jogo com um chute de fora da área. De pênalti, Fred marcou e conseguiu novamente o empate, para três minutos depois marcar novamente e levar o Fluminense a vitória. A partida teve emoção até os últimos minutos, Grêmio teve o Brandão expulso, mas ainda arriscou com um chute de Douglas na trave. Fred também tentou, mas a bola parou no travessão.

Fluminense 0X3 Grêmio - 2013 (Libertadores)

A partida válida pela segunda rodada da Fase de Grupos, da Libertadores de 2013, foi um chocolate do Tricolor Gaúcho em cima do Carioca. Barcos abriu o placar após cobrança de escanteio de Elano. O gol, na verdade, foi contra. A bola bate na cabeça que de Bruno e viaja para o gol. Na súmula, no entanto, o gol foi dado à Barcos. O argentino foi um dos destaque do jogo e teve participação direta nos três gols. Para ampliar o placar, André Santos, que estava impedido, aproveitou o rebote dado por Cavalieri, após finalização de Barcos, jogou a bola na rede e saiu para comemorar. Após passe em profundidade de Barcos, Vargas marcou o terceiro do Grêmio no jogo e seu primeiro gol pela equipe Gaúcha.