Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De joia à liberação quatro meses antes: Kayky deixa o Fluminense após queda de rendimento

Kayky estava no Fluminense desde 2018 e foi liberado na última quinta-feira; Jovem é considerado uma promessa desta geração do futebol brasileiro

Kayky é um dos maiores destaques desta geração de Xerém (Foto: Dolores Ochoa / POOL / AFP)
Escrito por

Na última quinta-feira, o Fluminense anunciou a rescisão do contrato de Kayky. Após três anos no clube, o atacante teve sua ida para o Manchester City (ING) acelerada e parte para a Inglaterra sem completar uma temporada pelo elenco profissional. A previsão inicial era janeiro de 2022. Considerado uma das grandes revelações desta geração do futebol brasileiro, o jovem perdeu espaço ao longo dos campeonatos. 

+ Kayky é mais um! Relembre joias de Xerém que deixaram o Fluminense nos últimos anos

Kayky chegou no Fluminense em 2018 para integrar o sub-15. Naquela época, ele já dava sinais de que seria um jogador acima da média. Dois anos depois, em 2020, o Moleque de Xerém despontou: pelo sub-17, foi artilheiro do Brasileirão da categoria, e terminou o campeonato com o título. Na campanha, o jogador marcou 16 gols em 22 partidas. 

Sendo o maior destaque da geração, subiu para o profissional no início desta temporada badalado e cheio de expectativas, especialmente pela parte financeira que poderia dar de retorno (e deu). Na partida contra o Resende pelo Carioca, fez sua estreia ao entrar no lugar de Miguel e foi ganhando espaço no decorrer da competição. No início Brasileirão, ficou na reserva, mas foi testado em diferentes posições e em poucos jogos não entrou em campo. 

Veja a tabela do Brasileirão

A velocidade, precisão e capacidade de dribles do jogador naturalmente chamaram a atenção. Em janeiro, Kayky foi eleito o melhor sub-17 do mundo em enquete realizada pelo site "Football Talent Scouts", que inclusive o chamou de "Neymar Canhoto".

No Brasileiro 2021, Kayky é o jogador que mais foi valorizado no mercado, passando de dois para 14 milhões de euros em poucos meses. Entre os jovens atletas em atividade no país, era o mais valioso. Os dados são do Transfermarkt. 

O desempenho do ponta direita despertou o interesse do renomado técnico Pep Guardiola. Assim, o Fluminense acertou a venda de Kayky para o Manchester City por 10 milhões de euros, podendo chegar até 26 milhões por aditivos no contrato. O Tricolor preservou 20% dos direitos federativos do atleta na transação e tinha a ideia de liberá-lo apenas em janeiro para usufruir de sua qualidade nas competições desta temporada.

Porém, a situação se desenrolou diferente do esperado. O jogador foi rendendo cada vez menos e, não conseguindo corresponder ao entrar em campo, passou a ser terceira opção para o lado direito do ataque, atrás de Caio Paulista e Luiz Henrique. No último jogo em que vestiu a camisa tricolor, contra o Barcelona-EQU pela Libertadores, teve uma das piores atuações do time. 

Assim, em comum acordo, o Fluminense priorizou a boa relação com o Grupo City e aceitou rescindir imediatamente para liberar o jovem quatro meses antes do previsto. Em 37 jogos no profissional, Kayky marcou quatro gols e deu quatro assistências. 

*Estagiária sob a supervisão de Luiza Sá