Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lição da derrota: Fluminense precisa trabalhar o sistema defensivo para evitar gols de contra-ataque

No lance do segundo gol do Volta Redonda, o Fluminense tinha apenas quatro jogadores para combater Alef Manga, que, em velocidade, venceu a defesa Tricolor 

O Volta Redonda interrompeu a sequência invicta do Fluminense que já durava três jogos (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Escrito por

Na última sexta-feira, o Volta Redonda derrotou o Fluminense por 3 a 2, no estádio Elcyr Resende de Mendonça, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca. Dos três gols sofridos pelo Tricolor, dois deles vieram de jogadas de contra-ataque do Voltaço pelo lado direito com o atacante Alef Manga. Esse problema foi analisado em entrevista coletiva pelo treinador Roger Machado, que admitiu que o Tricolor deixou poucos jogadores na defesa.

> Relembre as campanhas do Fluminense na Libertadores

- O que hoje nós pecamos em alguns momentos foi sobrecarregar a linha do adversário com seis jogadores e trabalhar tentando tirar a bola lá de trás com quatro jogadores, é muito pouco - analisou Roger.

O lance do segundo gol do Volta Redonda ilustra exatamente isso. Egídio estava no campo de ataque quando foi desarmado por Oliveira, que, ao recuperar a bola, rapidamente fez o lançamento para Alef Manga. No combate, é possível ver apenas quatro jogadores do Fluminense: Martinelli, Frazan, Nino e Calegari - nenhum deles foi capaz de vencer o atacante do Voltaço na corrida.

> Veja a tabela do Campeonato Carioca

No retorno do intervalo, Roger corrigiu esse problema, e o Fluminense voltou melhor para o jogo. Como o próprio treinador disse "assim como defender bem está ligado ao ataque, muitas vezes, atacar bem também está ligado à defesa", e dessa forma aconteceu. Com mais equilíbrio dentro de campo, o Tricolor conseguiu buscar o empate em apenas 25 minutos, com dois gols de Fred. 

O MESMO ERRO VOLTA À TONA, E FLUMINENSE PERDE

Nos minutos finais, o Tricolor se lançou ao ataque em busca de uma grande virada e da quarta vitória consecutiva na competição. No entanto, isso "desequilibrou" o jogo do Fluminense que deu certo durante boa parte da segunda etapa, e o Volta Redonda aproveitou.

No lance do terceiro gol do Volta Redonda é possível ver que Egídio ainda está no meio de campo, quando Alef Manga é lançado com liberdade pela direita. Dessa forma, Frazan ficou responsável por marcar dois atacantes - tanto o camisa 11, quanto Marcos Vinicius. Assim, mais uma vez, o Fluminense não tinha jogadores o suficiente para segurar o ataque do Volta Redonda. 

O Fluminense volta a campo na próxima terça-feira, às 21h35, contra o Vasco. É válido lembrar que o Gigante da Colina tem jogadores de velocidade como Talles Magno, Gabriel Pec e Juninho. Portanto, para ter boas chances de vencer o clássico, é preciso trabalhar o sistema defensivo para evitar gols de contra-ataque, mais uma vez.