Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Herói em 2009, Mariano fala em foco do Flu para garantir ‘virada’ na Sula

Em 2009, Fluminense tropeçou em casa e conseguiu a vaga contra a Universidad (CHI); Mariano participou da partida e dá dica para o Flu buscar resultado contra Nacional (URU)

Ian Salas/Lancepress!
Escrito por

O Fluminense se colocou em uma situação complicada na Copa Sul-Americana. Após empatar por 1 a 1 com o Nacional (URU) no Estádio Nilton Santos, terá de buscar o resultado em Montevidéu. Missão difícil, mas não impossível. Em 2009, o Tricolor viveu situação parecida e conseguiu a vaga: após tropeçar em casa, bateu a Universidad (CHI) no Chile e avançou. Um dos personagens daquela reação, Mariano falou ao LANCE! sofre a partida e indicou os passos a serem seguidos pela equipe de Marcelo Oliveira na próxima quarta-feira. 

- Foi um jogo difícil, queríamos vencer até porque era um momento bom que tínhamos para ganhar forças para fugir também do rebaixamento do Brasileirão. A conversa era sempre em torno do nosso foco para superarmos todas as adversidades daquela temporada. Tínhamos um grupo qualificado, sabíamos das nossas qualidades, e faríamos de tudo para vencer - declarou. 

Atualmente no Galatasaray (TUR), o lateral-direito lembrou dos papeis dos líderes do elenco naquela Copa Sul-Americana. Em 2009, o atacante Fred e o técnico Cuca eram os que lideravam o elenco. Em 2018, cabe aos zagueiros Gum e Digão - os únicos remanescentes daquela partida no elenco atual - ficarem responsáveis por essa função. No caso de Mariano, deu certo. 

- O capitão e líder era o Fred, ele o treinador com certeza nos ajudaram muito e sabiam do momento que vivíamos, então sempre nos motivavam. Chegou um momento em que a nossa confiança foi crescendo. No final, deu resultado, fomos vice-campeões e não caímos para a segunda divisão do Brasileirão. Foram momentos muito especiais.

Fred foi o autor do gol da classificação (Foto: Ian Salas/Lancepress!) 

Outra semelhanças juntam a partida de 2009 com a de 2018: a Universidad estava invicta em seu estádio naquele ano, enquanto o Nacional perdeu apenas um jogo no Parque Central. Já o Fluminense lutava contra o rebaixamento no passado, agora também divide suas atenções com o Brasileirão. Mariano comenta sobre essa divisão em duas competições. 

- Era um jogo diferente, um jogo que nos dava força para a próxima partida. A gente tinha o Brasileiro e a própria Sul-Americana, então cada jogo para nós era uma final, tínhamos que nos fechar como grupo anda mais e manter o foco e a concentração sempre lá no alto.

O Fluminense entra em campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Parque Central para tentar a reação na competição continental contra o Nacional (URU). A equipe do técnico Marcelo Oliveira precisa vencer ou empatar por dois ou mais gols para avançar. Um novo 1 a 1, placar da primeira partida no Rio, leva a decisão da vaga para os pênaltis.