Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 12 anos, Fluminense concretizava arrancada histórica após empate com o Coritiba; relembre e veja imagens

Tricolor chegou a ter 99% de chances de rebaixamento, mas colocou o adversário no Z4 e se salvou em partida marcada por enorme confusão com torcedores

Foto: Felipe Gabriel / LANCEPRESS!
Escrito por

Há exatos 12 anos o Fluminense consolidava a histórica arrancada para se salvar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2009. Em 6 de dezembro, o Tricolor empatou com o Coritiba por 1 a 1 no Couto Pereira, fez com que o adversário caísse e ainda vivenciou cenas de selvageria com torcedores invadindo o campo, entrando em atrito com a Polícia Militar e destruindo cadeiras do estádio.

Na partida, Marquinho abriu o placar para o Flu aos 27 minutos do primeiro tempo, quando Fred rolou a bola na cobrança de falta e o volante soltou a bomba para balançar a rede. Pereira igualou o placar para o Coxa aos 35, de cabeça.

Veja a tabela do Brasileirão

​Aquela campanha do Flu é uma das maiores façanhas da história do Brasileirão. A equipe chegou a ter 99% de chances de rebaixamento, mas conseguiu uma sequência de resultados, incluindo uma arrancada invicta de 11 jogos nas últimas rodadas (sete vitórias e quatro empates). Na época, Cuca assumiu a equipe após Carlos Alberto Parreira, Vinícius Eutrópio e Renato Gaúcho. O Tricolor era o lanterna, com 18 pontos em 24 jogos.

A confusão no Couto Pereira rendeu 17 feridos e prejuízo de R$ 500 mil ao estádio. Na súmula, Leandro Vuaden definiu como “batalha campal” e o Coritiba acabou com pena de 30 jogos sem mando e multa de R$ 610 mil. Após o clube recorrer, a pena foi reduzida para dez partidas.

Além disso, em março de 2017, o Tribunal do Júri condenou seis pessoas pelo quebra-quebra. Por lesão corporal qualificada, dois torcedores pegaram penas em regime semiaberto e outros quatro foram condenados, em regime fechado, por tentativa de homicídio contra policial militar, por motivo fútil. Eles saíram presos da sessão, mas todos passaram para o semiaberto pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).

FICHA TÉCNICA:
CORITIBA X FLUMINENSE

Data:
06/12/2009
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)

Cartões amarelos: Leandro Donizete, Jaílton e Marcelinho Paraíba (COR), Dalton, Rafael, Marquinho, Equi González e Darío Conca (FLU).
Gols: Marquinho (27'/1ºT) (0-1) e Pereira (35'/1ºT) (1-1)

CORITIBA: Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Grabriel), Jéci, Pereira e Renatinho; Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel (Rômulo). Técnico: Ney Franco.

FLUMINENSE: Rafael; Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diogo, Maurício, Darío Conca e Marquinho (Dieguinho); Alan (Adeílson, depois Equi González) e Fred. Técnico: Cuca.