Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense vai para a décima edição de Sul-Americana e já teve campanhas históricas; relembre

Tricolor já chegou até a decisão da competição, quando acabou perdendo para a LDU, e também às semifinais e quartas ao longo da história

Fluminense perdeu a final em 2009 para a LDU com gol e expulsão de Fred (Foto: Ricardo Cassiano/Lance!press)
Escrito por

Mesmo com a queda na Libertadores, o Fluminense segue em busca do primeiro título continental com a Copa Sul-Americana. Depois de conhecer os adversários da fase de grupos - Junior Barranquilla (COL), Oriente Petrolero (BOL) e Unión Santa Fe (ARG) -, o Tricolor começa a projetar sua décima participação na competição. A melhor campanha foi em 2009, quando acabou sendo novamente derrotado pela LDU (EQU) em uma final.

O formato da competição mudou ao longo dos anos. Disputada desde 2002, a Sul-Americana teve a entrada dos clubes brasileiros a partir do ano seguinte, na primeira aparição do Flu no torneio. O Tricolor, inclusive, tem um histórico interessante e só foi perder uma partida em 25 de outubro de 2017, quando acabou derrotado pelo Flamengo nas quartas de final. Além disso, houve também o revés para o Athletico-PR em 2018. No total, são 16 vitórias, nove empates e duas derrotas como mandante, seguindo invicto contra clubes estrangeiros.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

2003 - terceira fase

O Fluminense se classificou por ter sido o sétimo colocado no Campeonato Brasileiro de 2002, mas caiu na terceira fase, depois de disputar a preliminar brasileira. Primeiro, bateu o Corinthians, mas não resistiu ao São Paulo.

2005 - quartas de final

Nono colocado no Brasileirão de 2004, o Fluminense disputou novamente a Sul-Americana, mas parou nas quartas de final. Na primeira fase, eliminou o Santos nos pênaltis. Depois, passou pelo Banfield (ARG) com uma vitória em casa por 3 a 1 e empate fora em 0 a 0, mas foi eliminado pela Universidad Católica (CHI). O Flu até venceu no Rio por 2 a 1, mas perdeu fora por 2 a 0.

2006 - oitavas de final

Neste ano foi a primeira vez que uma competição da Conmebol teve um Clássico Vovô. Quinto colocado no Brasileirão de 2005, o Fluminense eliminou o Botafogo nos pênaltis na segunda fase depois de dois 1 a 1 na ida e na volta, mas caiu para o Gimnasia y Esgrima (ARG) nas oitavas de final com um empate por 1 a 1 em casa e uma derrota por 2 a 0 fora.

2009 - final

Foi a melhor campanha da história do Fluminense e que terminou com o mesmo algóz da decisão da Libertadores no ano anterior. Décimo quarto no Brasileirão de 2008, o Tricolor iniciou a campanha com o primeiro Fla-Flu da história em competições da Conmebol, eliminando o rival nos pênaltis. Depois, passou pelo Alianza Atlético (PER), com um empate por 1 a 1 em casa e 2 a 2 fora (na época havia o gol qualificado). Nas quartas, passou pela Universidade de Chile com um 2 a 2 no Rio e uma vitória por 1 a 0 fora.

A semifinal foi um dos grandes jogos da história do Fluminense, com direito a dois gols nos acréscimos do segundo tempo e pancadaria generalizada no fim. O Tricolor venceu as duas partidas, com 1 a 0 fora e 2 a 1 em casa. Na decisão, porém, a LDU goleou por 5 a 1 em Quito e, apesar dos esforços e da vitória por 3 a 0 no Maracanã, o Flu novamente foi vice.

2014 - segunda fase

Foi uma das piores campanhas da história do Fluminense. Décimo quinto colocado no Brasileirão de 2013, o Tricolor bateu o Goiás no Rio de Janeiro por 2 a 1, mas perdeu fora por 1 a 0. O gol marcado fora de casa acabou classificando os goianos.

2017 - quartas de final

Essa edição teve direito a revanche e clássico. Décimo terceiro no Brasileiro de 2016, o Fluminense passou pelo Liverpool (URU) com uma vitória por 2 a 0 na ida e derrota por 1 a 0 na volta. Na segunda fase, deixou a Universidad Católica (COL) para trás com dois triunfos: 4 a 0 e 2 a 1. Nas oitavas, o reencontro com a LDU, desta vez melhor para os brasileiros, que venceram em casa por 1 a 0 e perderam fora por 2 a 1, mas avançaram por terem marcado como visitantes. Nas quartas de final, o grande rival Flamengo acabou ficando com a classificação depois de vencer por 1 a 0 na primeira partida e com o empate em 3 a 3 na segunda.

2018 - semifinal

O Fluminense chegou muito perto de disputar outra final, mas acabou caindo na semi de 2018. Décimo quarto colocado no Brasileiro de 2017, o Flu jogou pela primeira vez contra um clube boliviano por competições da Conmebol quando venceu o Nacional Potosí por 3 a 0. Mesmo com a derrota por 2 a 0 na altitude, o Tricolor avançou. Na segunda fase, vitórias por 2 a 0 e 1 a 0 deixaram o Defensor (URU) pelo caminho. Nas oitavas, o Deportivo Cuenca (COL) foi derrotado duas vezes por 2 a 0 e os cariocas avançaram.

Nas quartas, empate no Rio de Janeiro por 1 a 1, mas vitória por 1 a 0 fora de casa com o Nacional (URU). O sonho, porém, acabou para um time brasileiro. Na semifinal, o Athletico Paranaense venceu os dois encontros por 2 a 0 e acabou indo para a decisão, onde foi campeão.

2019 - quartas de final

Décimo segundo no Campeonato Brasileiro de 2018, o Fluminense não teve vida fácil. Primeiro, deixou o Antofagasta (CHI) para trás com um empate em 0 a 0 no Rio e uma vitória por 2 a 1 no Chile. Depois, aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o Atlético Nacional (COL) e, apesar da derrota na Colômbia por 1 a 0, avançou. Nas oitavas, eliminou o Peñarol (URU) vencendo duas vezes: 2 a 1 fora e 3 a 1 como mandante. Nas quartas, porém, teve dois empates com o Corinthians, que se classificou por ter marcado um gol fora no 1 a 1 em solo carioca.

2020 - primeira fase

Essa foi uma das piores campanhas da história. Décimo quarto no Brasileirão de 2019, o Fluminense foi eliminado já na primeira fase com dois empates contra o Unión La Calera (CHI). Foi 1 a 1 no Maracanã e 0 a 0 no Chile.