Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Libertadores: Fluminense tem cenário parecido com a última vez que esteve na fase de grupos

Time de Laranjeiras também se classificou diretamente para a fase de grupos em 2021, mas foi eliminado na fase preliminar eliminatória em 2022. Neste ano, Tricolor está no Pote 2

Fluminense bateu o River Plate em 2021 e pode reencontrá-los neste ano (Foto: Staff Images / Conmebol)
Escrito por

Chegou o dia do Fluminense conhecer seus adversários da fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Nesta segunda-feira, a Conmebol vai sortear as chaves da principal competição da América do Sul, e o Tricolor vai em busca do tão sonhado título em uma situação parecida com a última vez que esteve nesta fase.

Em 2021, o time de Laranjeiras voltou para a competição depois de terminar o Campeonato Brasileiro da temporada anterior na quinta colocação e conquistou a classificação direta para a fase de grupos. Na época, o Fluminense estava ranqueado no Pote 3, ao lado de Vélez Sarsfield (ARG), Sporting Cristal (PER), América de Cali (COL), The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Táchira (VEN) e Argentinos Juniors (ARG).

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023

No sorteio, o Fluminense acabou caindo no Grupo D junto com River Plate (ARG), Junior Barranquilla (COL) e Independiente Santa Fe (COL) e surpreendeu ao terminar na liderança, com 11 pontos. Os argentinos ficaram com a segunda colocação.

Nas oitavas de final, o Tricolor eliminou o Cerro Porteño (PAR) com duas vitórias (2 a 0 na ida e 1 a 0 na volta), mas a equipe carioca acabou eliminada nas quartas de final para o Barcelona de Guayaquil depois de dois empates (2 a 2 na ida e 1 a 1 na volta) graças ao critério do gol marcado fora de casa.

Fluminense enfrentaria o Flamengo em 2021 se chegasse na semifinal (Foto: Staff Images / Conmebol)

+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!

QUEDA ANTES DOS GRUPOS EM 2022


Depois de quase ir às semifinais em 2021, o Fluminense iniciou a temporada passada com expectativa de fazer boa campanha novamente, mas para isso precisava garantir a vaga na fase de grupos. O Tricolor iniciou a competição na fase prévia e acabou eliminado antes mesmo das chaves com os 32 times.

Na primeira fase eliminatória, o Fluminense despachou o Millonarios (COL) com duas vitórias (2 a 0 na ida e 2 a 1 na volta), mas o time comandado por Abel Braga sucumbiu ao Olimpia (PAR) na rodada seguinte. Depois de vencer os paraguaios na ida por 3 a 1, a equipe de Assunção reverteu a desvantagem com vitória por 2 a 0 e, nos pênaltis, garantiu a classificação. Desde o ano passado o critério do gol fora de casa não é mais válido.

Caso chegasse à fase de grupos, o Fluminense seria ranqueado no Pote 4 por ter disputado as fases preliminares. Nestas condições, o Tricolor poderia encarar clubes brasileiros, única exceção para equipes do mesmo país se enfrentarem na fase de grupos, segundo as regras da Conmebol.

Olimpia venceu o Fluminense nos pênaltis por 4 a 1 (Foto: NATHALIA AGUILAR / POOL / AFP)

+ Veja quanto os times brasileiros recebem dos patrocinadores master

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS NESTE ANO


Neste ano, o Fluminense está no Pote 2 e só cruzará com um brasileiro na fase de grupos caso o Atlético-MG seja sorteado na mesma chave. O Galo disputou a fase preliminar e pode enfrentar qualquer outro rival nacional. Os outros brasileiros na fase de grupos são Athletico-PR (Pote 1), Flamengo (Pote 1), Palmeiras (Pote 1), Corinthians (Pote 2) e Internacional (Pote 2).

Possíveis adversários do Pote 1: River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Independiente del Valle (EQU) e Olimpia (PAR);

Possíveis adversários do Pote 2: Libertad (PAR), Atlético Nacional (COL), Barcelona de Guayaquil (EQU), Racing (ARG) e Colo-Colo (CHI);

Possíveis adversários do Pote 4: Liverpool (URU), Deportivo Pereira (COL), Ñublense (CHI), Patronato (ARG), Atlético Mineiro (BRA), Sporting Cristal (PER), Cerro Porteño (PAR) e Independiente Medellín (COL).