Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Samba, carnaval e futebol: conheça a relação histórica do Fluminense com a festa carioca

Desde o início de sua história, Fluminense tem relação próxima com o samba e o carnaval; Torcedores homenageiam o clube em pinturas, blocos e na avenida

Desfile do Bloco Minha Raiz, que populariza o Fluminense no carnaval (Foto: Divulgação/Minha Raiz)
Escrito por

O fim de semana do Fluminense será marcado por desfiles de carnaval e pela terceira rodada do Brasileiro. Embora pareçam eventos distantes, samba e futebol sempre andaram lado a lado na história do clube, desde os tempos do primeiro tricampeonato estadual e de Cartola. Atualmente, torcedores promovem iniciativas para levar as três cores para além das quatro linhas. Da arquibancada à avenida, conheça a presença tricolor na festa carioca. 

Desde os anos iniciais, o Fluminense tem uma relação íntima com o samba e o carnaval. Cartola, um dos fundadores da Estação Primeira da Mangueira, era tricolor e acompanhava os treinos em Laranjeiras na época do tricampeonato estadual de 1917/18/19. Há, inclusive, uma versão sobre a origem das cores da escola de samba, que seriam uma homenagem do mestre ao time do coração. Segundo a Flu Memória, o rosa pode ter sido uma variação do grená, consequência das roupas desbotadas pela lavagem.

Em 1975, a contratação de Rivellino também escreveu mais um capítulo de Cartola na história do Flu. Em um sábado de carnaval, o craque foi apresentado no Maracanã ao ritmo da bateria da Mangueira, evento promovido por Cartola e Francisco Horta, então presidente do clube. Nesta época também nasceu a Manga-Flu, torcida que uniu as duas paixões. Por esta relação, o sambista é considerado um símbolo para os torcedores, que o eternizaram em bandeirões e pinturas do mestre com a camisa Tricolor, localizadas no estádio e próximos à sede do clube. 

Pintura do Cartola em Laranjeiras (Divulgação/Twitter/@fanfarra_ft)

A presença do carnaval no dia a dia do clube, contudo, não ficou no passado. No Maracanã, é comum ouvir a torcida cantar uma versão adaptada de "Peguei um Ita no Norte", samba enredo do Salgueiro de 1993. Ao som de "é lindo o meu Fluzão contagiando e sacudindo essa cidade", a arquibancada se transforma em avenida e o jogo em desfile. Outro samba enredo adaptado foi o "Gosto que me Enrosco", da Portela em 1995. 

Outra iniciativa dos tricolores é o Bloco Minha Raiz, fundado em 2018, como forma de popularizar o Fluminense para além do futebol. O presidente do projeto, Rodrigo Amaral, explicou ao LANCE! a motivação dos fundadores. Em quatro anos de existência, o bloco já homenageou ídolos e contou com a participação de personalidades do clube, como Marcão, Búfalo Gil e o lateral Eduardo. 

- A motivação é ajudar a popularização do Fluminense através de sambas enredo que contém um pouco de sua história gloriosa, fazendo dentro de uma segmentação inclusiva, um carnaval tricolor popular voltado para a família. Temos 2 slogans: "O Fluminense no Carnaval" e o "Bloco da Família Tricolor". O intuito é preservar a história, e a nossa é feita de pessoas, os ídolos tricolores - disse Rodrigo, que também é diretor da GRES Paraíso do Tuiuti. 

Nas avenidas, o Fluminense também marca presença. Em 2003, a Acadêmicos da Rocinha homenageou o clube pelo seu centenário com o enredo "Nas Asas da Realização, Entre Glórias e Tradições, a Rocinha Faz a Festa Dos 100 Anos de Campeão... Sou Tricolor de Coração!". Em 2019, surgiu a Guerreiros Tricolores, escola de samba ligada ao Flu de forma não-oficial. A agremiação desfila na Intendente Magalhães, pela Série Bronze, e neste ano irá homenagear as vitórias do Time de Guerreiros com o enredo "Forjados nas Cores do Guerreiro, Nosso Lema é Vencer ou Vencer!". A apresentação acontecerá nesta sexta-feira.