Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Manoel vive ano mais artilheiro da carreira e se consolida no Fluminense

Após chegada de Fernando Diniz, defensor marcou seis gols e tem sido destaque do tricolor

Manoel fez o gol que garantiu o empate ao Fluminense no Morumbi (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)
Escrito por

Era um jogo difícil, mas com sentimento interno de que a vitória era necessária para o Fluminense, que vivia a expectativa de pelo menos dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. No final, porém, dos males o menor e um empate por 2 a 2. E muito graças a um jogador que vive excelente fase em 2022 e na própria carreira. O zagueiro Manoel chegou a seis gols e já tem a temporada mais artilheira da vida, se consolidando cada vez mais no time de Fernando Diniz.

Manoel só tinha dois gols na temporada até desandar a marcar. Nos últimos seis jogos, tem quatro bolas na rede, mais do que muitos atacantes. Gabriel Barbosa, do Flamengo, por exemplo, tem três. Das seis vezes que deixou o dele, cinco foram sob o comando do técnico Fernando Diniz, que consolidou ele como titular.

Em termos de Brasileirão, Manoel marcou três gols em quatro jogos. Antes, para balançar a rede nessa mesma quantidade de vezes, havia precisado de 75 partidas. Ele é o nono zagueiro com mais gols na competição de pontos corridos ao lado de Rodrigo, com 19. Thiago Heleno, com 20, e Juninho, com 21, vêm em seguida.

Veja a tabela do Brasileirão

Desde a mudança de treinador, Manoel foi reserva nos cinco primeiros jogos. Depois, entrou no time misto que goleou o Oriente Petrolero (BOL) pela Sul-Americana para não sair mais. Iniciou no clássico com o Flamengo com uma lesão de Nino e depois aproveitou a ausência de David Braz após expulsão no Fla-Flu para embalar de vez. Já são 13 partidas consecutivas começando entre os titulares.

​O bom momento é ótimo para o Flu também por outro motivo: a chance da venda de Nino. O jovem zagueiro está no radar do Fenerbahçe, da Turquia, e o Tricolor espera receber uma proposta oficial ainda nesta semana por ele. Ainda não houve contato entre os clubes, mas a procura houve com o staff do atleta. Caso o campeão olímpico deixe o clube, Manoel ganha ainda mais responsabilidade para manter o nível defensivo, atualmente alto.

Diante do São Paulo, por exemplo, Nino foi ausência depois de passar mal no vestiário. Acabou cortado e substituído por Luccas Claro, que não foi bem. A zaga sofreu no primeiro tempo e levou dois gols dando muito espaço. Primeiro para Luciano e depois para Patrick. Na segunda etapa, Felipe Melo ajudou a melhorar a consistência defensiva. Mesmo assim, Manoel foi bem e mostrou ótimo posicionamento dentro da área ao fazer o gol de empate.

Com o resultado, o Flu perde a chance de assumir, pelo menos de forma provisória, a liderança do Brasileirão. O Tricolor é o quinto colocado, com 28 pontos. Na próxima rodada, enfrenta o Goiás fora de casa, quarta-feira, às 19h.