Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No duelo de gerações, João Pedro é o carrasco e Fred ‘amarela’ contra o Flu

Cruzeiro é a grande vítima do jovem atacante, que já marcou quatro gols em três jogos contra os mineiros. Já o ídolo tricolor, jamais venceu o ex-clube

João Pedro tem a metade da idade de Fred (Foto: Lucas Merçon/Fluminense; Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Escrito por

A partida entre Cruzeiro e Fluminense, nesta quarta-feira, no Mineirão, terá um duelo de gerações no comando de ataque. De um lado Fred, de 36 anos, que é ídolo tricolor, mas defende o clube mineiro. Do outro está João Pedro, joia de Xerém, de apenas 18 anos. Ambos são os responsáveis pelos gols de suas equipes, que lutam contra o rebaixamento. A bola vai rolar às 21h30, com transmissão em tempo real do LANCE!.

Enquanto um está em fim de carreira, o outro está dando os seus primeiros passos no futebol. João Pedro soma apenas 30 jogos do time profissional. No entanto, apesar da pouca idade, já convive com a pressão. Após a vitória sobre o Grêmio, no Maracanã, o atacante foi cobrado por um grupo de torcedores em um estacionamento de um restaurante, na Tijuca.

TABELA
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro


O episódio indica a dimensão da responsabilidade que João Pedro tem com a camisa tricolor. Se traçarmos um paralelo, no ano passado o atacante se destacava pela equipe sub-17, marcando 29 gols em 35 jogos, conduzindo o Fluminense ao título Carioca. As conquistas poderiam ser maiores, mas o Tricolor acabou perdendo as finas da Taça Belo Horizonte e a Copa do Brasil da categoria para Atlético e Flamengo, respectivamente.

Com o sucesso, acabou despertando o interesse do Watford, da Inglaterra, que já o adquiriu para a próxima temporada. Negociado, começou a ter oportunidades nos profissionais, mostrando, além de talento, predestinação. O primeiro gol aconteceu logo em um clássico diante do Flamengo, em partida válida pela Taça Rio.

CARRASCO

O segundo demorou quase dois meses para sair, porém a espera valeu a pena. No duelo contra o próprio Cruzeiro, João Pedro se deparou com a sua vítima favorita, marcando em sequência, três gols contra o clube mineiro: um nas oitavas de final da Copa do Brasil e outros dois, três dias depois, na goleada icônica no Maracanã, por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, que lhe rendeu, desde então, a titularidade.

Ainda contra o Cruzeiro, João Pedro marcou o gol mais bonito da sua curta carreira. Já nos acréscimos do segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, o atacante marcou de bicicleta, o gol que deu o empate ao Fluminense e o direito de decidir a vaga nos pênaltis. Na ocasião, o Tricolor acabou eliminado.

Ao todo, João Pedro marcou 10 gols pelo time profissional do Fluminense, tendo uma média 0,33 por jogo. O detalhe é que quatro foram marcados em três jogos contra o Cruzeiro, média de 1,33. Portanto, para o atacante, não há adversário melhor para quebrar o incômodo jejum de seis jogos sem marcar. O último foi contra o Fortaleza, que deu a vitória ao Tricolor.

AMARELÃO?

Se João Pedro é o carrasco do Cruzeiro, Fred jamais venceu o Fluminense e isso o acompanha mesmo antes de ser ídolo do Tricolor. Na sua primeira passagem pelo clube mineiro, entre os anos de 2004 e 2005, o atacante disputou duas partidas e saiu de campo derrotado em ambas. Ao menos marcou um gol.

Após deixar o Fluminense, em 2016, Fred enfrentou o ex-clube em seis oportunidades, mantendo a escrita. Pelo Atlético, foram três jogos com três derrotas. Já na passagem atual pelo Cruzeiro, o retrospecto melhorou, somando dois empates e uma derrota. No entanto, seguiu sem marcar no time pelo qual é ídolo.