Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Elenco jovem, crise recente e algoz do Fla: o Defensor que pega o Flu na Sula

Equipe uruguaia tem pouca tradição em competições continentais e tenta complicar a vida do Fluminense no Maracanã. Eliminação do Fla é considerado o maior feito internacional

Elenco do Defensor é recheado de jovens jogadores após perda de algumas peças (Foto: Divulgação/Defensor)
Escrito por

Depois de sofrer com a altitude de Potosí, o Fluminense se prepara para encarar o Defensor Sporting (URU) na próxima quinta-feira, no Maracanã. A partida será às 21h45 (de Brasília) e dará ao Tricolor a oportunidade de se redimir depois da derrota para o Ceará no Brasileirão. Os uruguaios usam a lembrança da eliminação do Flamengo na Libertadores de 2007, no mesmo estádio, para se motivar, mas muita coisa mudou de lá para cá. 

O rival do time de Marcelo Oliveira nesta partida da Sul-Americana tem pouca tradição em competições continentais, vive uma crise recente e ainda procura se reencontrar no Campeonato Uruguaio. Para conhecer o adversário, o LANCE! conversou com os jornalistas Mateo Parodi, do portal uruguaia Salimo, Silvia Pérez, do El País, e Nicolás Musetti, da Rádio Defensor, para saber os principais pontos do adversário. 

Como o Defensor (URU) chega para a partida?

A equipe uruguaia chega com dois jogos disputados após a parada para a Copa do Mundo. O Defensor bateu o recém-promovido Atenas por 5 a 2, e perdeu o clássico contra o Danubio, dentro de casa, por 2 a 1. É um período de duvidas na equipe, que não vive boa fase e já acumulava uma sequência de derrotas mesmo antes do Mundial da Rússia. Recentemente, o clube contratou três jogadores para somar ao jovem elenco: Correa, Santos e Navarro para as vagas de Cabrera, Facundo Castro e Carlos Benavidez, que deixaram a equipe.

Quais são os pontos fortes da equipe?
O ponto forte do Defensor é o setor de meio de campo. A consistência defensiva com os cinco homens que fecham meio é destaque. As subidas dos volantes Ayrton Cougo e Mathias Suárez são as principais armas no contra-ataque. Por ter uma equipe jovem, os uruguaios são conhecidos pela sua grande intensidade e mantém a mesma forma de jogador independente do adversário, sendo uma pedreira em todos. 

E os pontos fracos?
Sem dúvida, a defesa. Existe muitas crítica neste setor da equipe. Foram quatro gols sofridos nos últimos dois jogos, além de goleadas contra Atenas, River Plate (URU) e Peñarol. A dupla formada por Correa, um homem de experiência, mas um pouco lento, e Alvarez, que ainda não mostrou a que veio no clube, é bastante criticada. 

Quem são os principais jogadores?
Ayrton Cougo é o principal jogador do Defensor Sporting. É o "fator surpresa" jogando à esquerda, subindo bastante para atacar. O volante tem capacidade física aliada a juventude, sendo um dos mais técnicos da equipe. Outra chave é o capitão, Mathias Cardacio, um excelente meio-campista que jogou na Europa.

Como está sendo o trabalho do treinador Eduardo Acevedo?
Eduardo Acevedo lidera a equipe há mais de um ano, mas está sendo bastante criticado nos últimos dois meses. Em 2017, ele ganhou o Apertura, mas depois perdeu as finais do Torneio Intermediário e do Campeonato Uruguaio. Foi escolhido como o melhor treinador da temporada. Apesar dos resultados ruins recentes, é querido pelos torcedores e não deve deixar o cargo tão cedo. 

Como a imprensa uruguaia vê a eliminatória?
Sílvia Pérez, do El País, vê o Defensor como favorito devido a campanha realizada na Libertadores. Em um grupo com o atual campeão Grêmio, por pouco não conseguiu a classificação para a próxima fase. Já Mateo Parodi e Nicolás Musetti colocam o favoritismo no Fluminense pela má fase vivida pela equipe uruguaia e pela diferença nos orçamentos. 

Expectativa de repetir a eliminatória contra o Flamengo
A expectativa da imprensa uruguaia é que o Defensor repita a eliminatória que fez contra o Flamengo, na Libertadores 2007. Também sem o favoritismo, a equipe venceu por 3 a 0 no Uruguai e se classificou mesmo com derrota por 2 a 0 no Maracanã. É considerado um dos maiores triunfos da equipe na história.