Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na Copa do Brasil, Fluminense pode conseguir sua ‘revanche’ no mata-mata contra algoz antigo

Sorteio põe tricolores frente a frente com RB Bragantino. No ano de 1991, quando rival ainda era o Massa Bruta, Flu teve sonho de título brasileiro interrompido nas semis

Franklin marcou o gol que custou a eliminação do Fluminense nas semifinais no Maracanã (Reprodução / TV Globo)
Escrito por

O sorteio da Copa do Brasil proporcionou ao Fluminense a chance de reencontrar um adversário que está "engasgado" há 30 anos. Embora atualmente tenha nova roupagem e se chame RB Bragantino, as lembranças da eliminação nas semifinais do Brasileiro de 1991 para o Massa Bruta com direito a triunfo em pleno Maracanã continuam a pulsar entre os torcedores tricolores. 

> Veja quais serão os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

O Tricolor das Laranjeiras, à época comandado por Gilson Nunes, contava com o poder de fogo do ídolo Ézio com a categoria de Bobô. Além disto, trazia em seu elenco nomes como a dupla de zaga Alexandre Torres e Válber, o goleiro Ricardo Pinto e atletas como Pires e Zanata.

Já o Bragantino, desta vez sob o comando de Carlos Alberto Parreira, seguia com a base que no ano anterior foi campeã paulista (leia mais sobre a final do Estadual de 1990 clicando aqui). 

O Massa Bruta tinha no seu elenco os meio-campistas Mauro Silva, Alberto e o veloz Mazinho Oliveira e, na linha de frente, Ivair e Silvio. Marcelo era o responsável por fechar a meta, enquanto Gil Baiano fazia cruzamentos promissores pela lateral direita. 

Porém, após uma partida acirrada, a "Linguiça Mecânica" contou com um trunfo que veio do banco. Após jogada engatada por Gil Baiano que culminou em tentativa de Mazinho Oliveira travada pela defesa, Franklin encheu o pé e tocou na saída de Ricardo Pinto. 

Marcado aos 43 minutos do segundo tempo, aquele foi o primeiro gol de Franklin (que, no ano anterior, chegou ao clube de Bragança Paulista vindo do Fluminense) no Campeonato Brasileiro de 1991 e, por tabela, que decretou o 1 a 0 do Massa Bruta sobre o Tricolor das Laranjeiras.

No jogo de volta, Ézio abriu o marcador para o Fluminense. Porém, Franklin novamente apareceu para confirmar o empate em 1 a 1 e dar a vaga para a final ao Bragantino.  Depois de 30 anos e em um novo mata-mata, o Fluminense comandado por Roger Machado tem a chance de, diante do RB Bragantino, "vingar" aquela geração.