Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conmebol confirma mudança da sede da partida entre Junior Barranquilla e Fluminense

A anulação ocorre um dia depois da torcida organizada Frente Rojiblanco Sur 1998, do Junior Barranquilla, solicitar o adiamento ou suspensão da partida

A partida seria disputada no Estádio Romelio Martínez, em Barranquilla (Foto: Divulgação)
Escrito por

Na tarde desta quarta-feira, a Conmebol informou que a partida entre Junior Barranquilla e Fluminense, válida pela terceira rodada do Grupo D da Taça Libertadores, não será disputada em Barranquilla, na Colômbia. O confronto foi remarcado para Guayaquil, no Equador, ainda nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília). A decisão da Confederação também afetou o jogo entre Tolima (COL) e Emelec (EQU), pela Sul-Americana. 

> Relembre os mais importantes com a camisa do Fluminense

"Em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira, com os representantes da Conmebol designados para a partida, o Fluminense foi comunicado da alteração do local do jogo contra o Junior Barranquilla, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Até então, o confronto se realizaria no Estádio Romelio Martínez, em Barranquilla, cidade onde o Fluminense já se encontra. A decisão se deu com antecedência de cerca de 30 horas do pontapé inicial. No início da tarde, no horário colombiano, foi definida a cidade de Guaiaquil, no Equador, como a nova sede. A data foi mantida, mas atendendo a um pedido do Fluminense, a Conmebol passou o jogo para as 19h (local)", diz a nota do Flu.

O clube vai manter o treino na tarde desta quarta-feira em Barranquilla, algo pedido à Conmebol. Agora, o Fluminense reprograma a logística de acordo com o novo local.

ENTENDA A SITUAÇÃO

A anulação ocorre um dia depois da torcida organizada Frente Rojiblanco Sur 1998, do Junior Barranquilla, solicitar o adiamento ou suspensão da partida. Em nota oficial, a torcida faz críticas ao governo colombiano, os classificou como "fascistas" e destacou que pode impedir o deslocamento do ônibus da equipe até o estádio

Essa nota vem em um momento no qual o país passa por uma situação delicada. A crise na Colômbia começou no dia 28 de abril, quando ocorreu um protesto contra uma reforma tributária. O plano foi apresentado pelo Governo ao Congresso no dia 15 do mesmo mês, como uma medida para financiar os gastos públicos. No entanto, o projeto recebeu críticas de opositores e também de aliados do presidente Iván Duque.

Dessa maneira, a insatisfação se espalhou pela população, e o governo ordenou o envio de militares para algumas cidades. Nos últimos seis dias de protestos, pelo menos 18 civis e um policial morreram, segundo o balanço da Defensoria do Povo. A Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive, condenou o "uso excessivo da força" na Colômbia, na última terça-feira.

OUTROS DESDOBRAMENTOS

Na última terça-feira, a Conmebol transferiu as partidas de todas as equipes argentinas que jogariam na Colômbia para Assunção, no Paraguai. Assim, no grupo do Fluminense, o duelo entre Santa Fe e River Plate será realizado nesta quinta-feira, mas na capital paraguaia. 

O presidente do Junior Barranquilla, Alejandro Arteta, estava confiante e chegou a afirmar que a partida poderia ser realizada na Colômbia. As autoridades locais que se manifestaram, inclusive, afirmaram que a partida poderia ser realizada na cidade. No entanto, isso não vai acontecer.

– Nós estamos muito seguros de todas as medidas que (as autoridades) estão tomando e temos a garantia de que teremos o jogo como estava previsto. A partida de quinta-feira será realizada conforme já estava estabelecido pela Conmebol – disse o presidente do Junior Barranquilla.