Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Calegari admite ansiedade em estreia na Libertadores e garante foco em ‘realizar sonhos’ no Fluminense antes da Europa

Jovem garantiu que se imagina com chances de atuar na Olimpíada e falou sobre a possibilidade de jogar como volante com Roger Machado

Lateral-direito, Calegari é formado na base do Fluminense (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)
Escrito por

Chegou o dia da estreia na maior competição do continente para o Fluminense. Nesta quinta-feira, grande parte do time titular fará sua estreia na Libertadores contra um dos adversários mais complicados do torneio: o River Plate, no Maracanã, às 19h (de Brasília), em jogo com transmissão em tempo real do LANCE!. Um desses atletas que vai superar o nervosismo para tentar dar os primeiros pontos ao Tricolor é o lateral-direito Lucas Calegari. Cria da base tricolor, ele deve estar na equipe titular do técnico Roger Machado e se mostra confiante pela evolução coletiva.

> Gestão Mário Bittencourt chega a 26 reforços e cinco treinadores no Fluminense; veja a lista

- Sentimento que é até difícil de explicar. Muitas coisas passam na cabeça sobre as dificuldades que passei para estar aqui hoje, prestes a disputar minha primeira Libertadores como atleta profissional. Caso realmente tenha a oportunidade de entrar em campo, com certeza será um grande sonho realizado e farei de tudo para ajudar o Fluminense a conquistar essa taça - disse, em entrevista exclusiva ao L!.

- Com certeza tem um pouco de ansiedade, mas essa ansiedade é para o lado bom de querer logo estar em campo disputando cada bola. O time cada vez mais está ganhando corpo e variações. Já fizemos alguns jogos e notamos boas evoluções naquilo que a gente vem propondo a fazer. São seis jogos da fase de grupos e estamos prontos. Faremos de tudo para conquistar a classificação - completou.

Veja a tabela completa da Libertadores

Calegari integraria o elenco do Sub-23 na última temporada, mas foi bem em um amistoso antes do Campeonato Brasileiro e, com a saída de Gilberto, acabou subindo para os profissionais. Trinta jogos depois, ele é o titular da lateral-direita do Fluminense e, assim como diversos jovens do clube, também está no radar de clubes da Europa. Mas ele garante: apesar do desejo, as atenções estão 100% no clube que o formou.

- Todo jogador sonha também em jogar nas grandes ligas europeias, mas tudo isso irá depender do que eu produzir no Fluminense. Procuro todos os dias que vou treinar e jogar a pensar somente no Fluminense, que é a minha casa. Estou focado em realizar os sonhos e conquistar os objetivos que coloquei para mim dentro do Fluminense. É o clube que me abriu as portas para o futebol e espero poder ganhar títulos e retribuir todo esse carinho e confiança depositado em mim. Depois, vamos ver o que acontece - analisou.

CONCORRÊNCIA E POLIVALÊNCIA

A tarefa de se manter no time titular não é fácil e ficou ainda mais complicada nesta temporada. Um dos reforços para a temporada foi o lateral Samuel Xavier, um dos destaques do Ceará, além de Igor Julião, também cria de Xerém. Nas categorias de base, Calegari atuou como volante, onde a concorrência no elenco também é alta, mas entre os profissionais ainda não teve a oportunidade. 

- Não cheguei a treinar na posição de volante ainda, mas o professor Roger tem conversado comigo e ele já começou a me utilizar como um lateral por trás, ajudando também na construção inicial de jogo. Ele sabe que sou volante de origem e pede para participar muito desse início das jogadas, mas também me dando liberdade para chegar ao fundo nos momentos certos - afirmou.

OPORTUNIDADES NA SELEÇÃO

Com sete convocações para as Seleções Brasileiras de base, Calegari conquistou em dezembro do ano passado o título do Torneio Internacional Sub-20. O sonho é integrar não só a equipe do técnico Tite no futuro, mas também, quem sabe, aparecer no grupo dos convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem entre julho e agosto de 2021.

- A Seleção Brasileira, independente da categoria, é sempre buscada por todos jogadores. Trabalho muito para um dia poder ter essa oportunidade, mas tudo acontecerá naturalmente. Isso, se acontecer, será consequência do meu desempenho no Fluminense e tenho a cabeça muito tranquila em relação a isso. Claro que acredito (em chances na Olimpíada). É um grande sonho e se acontecer com certeza ficarei muito feliz. Defender o Brasil é sempre uma honra e um prazer para qualquer atleta - concluiu.

Calegari e o Fluminense entram em campo nesta quinta-feira para a estreia na Libertadores às 19h, contra o River Plate. Até este momento da temporada, o jovem de 19 anos tem cinco partidas, todas como titular. Ele ainda busca o primeiro gol e a primeira assistência no time profissional, mas ganhou rapidamente a confiança dos três treinadores que trabalhou até o momento, Odair Hellmann, Marcão e Roger Machado.

VEJA OUTRAS RESPOSTAS

ANÁLISE DO GRUPO

São times tradicionais do continente, que sabem jogar esse tipo de competição. Tem tudo para serem grandes jogos e estamos nos preparando ao máximo para enfrentá-los. Com certeza esses jogos nos dão ainda mais confiança e as outras equipes acabam nos respeitando mais também.

PREPARO IDEAL PARA A TEMPORADA?

Sim, estamos cada vez mais evoluindo em relação ao sistema de jogo que já tínhamos para o que o professor Roger quer após a sua chegada. Está sendo uma junção que pode nos dar bons frutos. Com a chegada dos reforços, também creio que nossa equipe tem tudo para disputar bem todas as competições.

ADAPTAÇÃO FOI PELA UNIÃO DO GRUPO?

Sem dúvidas. O diferencial na nossa equipe é essa união de todos, independente se você é da base ou alguém chegando com mais experiência. Todos são recebidos da mesma forma e isso acaba facilitando a adaptação.

SENSAÇÃO DE FALAR PARA OS JOVENS DE XERÉM

É uma alegria enorme para mim! Vivi muitos momentos lá e estar retornando sendo espelho de muitos meninos é gratificante demais. Mesmo eu sendo novo ainda, pude passar um pouco do que eu vivi lá antes e vivo hoje entre os profissionais.

XERÉM


Xerém vem revelando grandes talentos durante os anos e isso não é segredo para ninguém. Essa aproximação que cada vez mais está acontecendo entre base e profissional facilita para os mais novos que estão chegando a se adaptarem ao jogo e também ao ambiente.