Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vale título? Flamengo foi campeão sempre que eliminou o Atlético-MG

Rubro-Negro conquistou o Brasileiro de 1980 sobre o Galo e avançou sobre o rival nas campanhas da Libertadores de 1981, Brasileiro de 1987 e Copa do Brasil de 2006

Multicampeão pelo Flamengo, Gabigol ainda não conquistou a Copa do Brasil (Foto: IMAGO / TheNews2)
Escrito por

A rivalidade entre Flamengo e Atlético-MG é uma das maiores do Brasil e vem de longa data. Precisamente, desde 1980, quando as equipes disputaram a decisão do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, o Rubro-Negro de Zico levou a melhor sobre o Galo de Reinaldo. No Mineirão, 1 a 0, para os donos da casa, mas no Maracanã, o Flamengo venceu por 3 a 2 e conquistou o título.

Aquela final histórica serve de inspiração para o Flamengo, que nesta quarta-feira, enfrenta o Atlético-MG, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, também tendo que reverter uma derrota por um gol de diferença. E caso isso aconteça, o Rubro-Negro pode se encher de confiança para a conquista do título, afinal de contas sempre que superou o Galo em confrontos eliminatórios, o Rubro-Negro acabou campeão.

Após a decisão do Campeonato Brasileiro de 1980, o Flamengo teve o Atlético-MG na Libertadores de 1981 e mais uma vez levou a melhor, no jogo que ficou conhecido pela arbitragem polêmica de José Roberto Wright. Os times terminaram com o mesmo número de pontos na primeira fase e para decidir o classificado, as equipes se enfrentaram no Serra Dourada, em um jogo desempate.

A partida terminou em W.O., com muita confusão após as expulsões de Reinaldo, Éder, Chicão, Palhinha e João Leite, todos jogadores do Galo. Ao fim da competição, o Rubro-Negro conquistou a América pela primeira vez.

O Atlético conseguiu a revanche no Brasileiro de 1986, após eliminar o Flamengo nas oitavas de final. No entanto, o Galo não foi campeão, situação que ocorreu com o Rubro-Negro no ano seguinte, quando levou a melhor sobre o rival na semifinal da Copa União e acabou conquistando o título sobre o Internacional.

Os times voltaram a se enfrentar em confrontos eliminatórios nas quartas de final da Copa do Brasil de 2006. O Flamengo eliminou o Atlético-MG e terminou com o título, ao bater o Vasco na grande decisão.

O INVERSO TAMBÉM ACONTECE

Nos últimos encontros, o Galo levou a melhor e também terminou como campeão ao superar o Rubro-Negro. Na semifininal da Copa do Brasil de 2014, o Atlético-MG conseguiu uma virada histórica sobre o Flamengo, que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, no Maracanã.

No Mineirão, o Galo saiu perdendo, mas conseguiu vencer por 4 a 1. Na decisão, superou o rival Cruzeiro e conquistou o seu primeiro título da competição. Neste ano, as equipes se enfrentaram na Supercopa do Brasil e após empatarem em 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis. Com brilho de Everson, o Atlético superou o Flamengo, e ficou com a taça.