Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em último ano de contrato, ‘Geração 85’ mantém protagonismo e reafirma espaço na história do Flamengo

Diego Alves, Filipe Luís e Diego Ribas - todos nascidos em 1985 - tiveram papel fundamental na conquista da Supercopa do Brasil, no último domingo

Diego, Diego Alves e Filipe Luís posam com taça da Supercopa (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

O brilho na disputa de pênaltis, a bela jogada individual que resultou no gol de empate e o "milagre" para evitar um gol do adversário em cima da linha.

Três momentos marcantes na conquista da Supercopa do Brasil pelo Flamengo, no último domingo, e que simbolizam a importância de três jogadores na história recente do clube. Em meio a um elenco galáctico, Diego Alves, Filipe Luís e Diego Ribas rejeitaram qualquer questionamento de estarem em fim de carreira e mais uma vez assumiram papel de protagonismo em um título rubro-negro.

+ Flamengo colou no Palmeiras: confira o ranking de maiores campeões nacionais do Brasil

Nascidos em 1985 e companheiros desde a época das seleções de base, os três amigos se reencontraram no Flamengo após carreiras bem-sucedidas na Europa e, desde então, se tornaram referências no elenco. Se não tem mais o mesmo vigor físico de anos atrás, a 'Geração 85' esbanja liderança e experiência dentro das quatro linhas. E não é para menos: são os mais velhos entre os 30 atletas profissionais do Rubro-Negro.

Os três foram contratados pelo Flamengo em épocas diferentes e faziam parte do planejamento de tornar o clube na principal força do futebol brasileiro. Cientes da responsabilidade, o trio sempre deixou claro o desejo de marcar o nome na história rubro-negra e se tornou fundamental para a "Era de títulos" iniciada em 2019.

TÍTULOS DA "GERAÇÃO 85" PELO FLA:

- Libertadores (2019)
- Campeonato Brasileiro (2019 e 2020)
- Supercopa do Brasil (2020 e 2021)
- Recopa Sul-Americana (2020)
- Campeonato Carioca (2020)

* Contabilizados apenas as conquistas com os três juntos. Além desses títulos, Diego Ribas conquistou o Carioca em 2017 e 2019. Diego Alves também estava presente no Carioca 2019.

+ Veja mais notícias do Flamengo

Na partida contra o Palmeiras, foi Filipe Luís quem apareceu primeiro com maior destaque. Peça-chave no esquema de Rogério Ceni, o atleta de 35 anos derrubou novamente a tese de ser apenas um "lateral defensivo" e quase marcou um golaço em jogada individual dentro da área. Caprichou tanto na finalização que a bola bateu na trave. Sorte que a mesma sobrou para Gabigol marcar e garantir o empate rubro-negro.

Em seguida, foi a vez de Diego Ribas assumir papel de protagonista na decisão. Quando a partida estava empatada em 1 a 1, o camisa 10 salvou o Flamengo ao evitar - de letra - um gol do Palmeiras praticamente em cima da linha. Um lance que simboliza o empenho de um jogador que mudou recentemente de posição e não mostra não estar acomodado no auge dos seus 36 anos de idade.

No entanto, tudo isso poderia ter sido em vão se não fosse a estrela de Diego Alves. Durante os 90 minutos, o goleiro realizou diversas defesas importantes e manteve o Flamengo vivo na disputa. Após o empate em 2 a 2, brilhou ainda mais ao defender três cobranças de pênaltis e se tornou herói da conquista rubro-negra. Um prêmio para o camisa 1, que sofreu com lesões na última temporada e ficou de fora da reta final do Brasileirão 2020.

+ Confira a tabela completa do Carioca

Titulares e valorizados pelo técnico Rogério Ceni, os três jogadores vivem o último ano de contrato com o Flamengo (os vínculos vão até 31 de dezembro) e ainda não têm o futuro definido. A tendência é que as conversas por renovação entre o trio e a diretoria rubro-negra comecem a partir do segundo semestre, como foi feito em 2020 com Diego Ribas e Diego Alves.

Até lá, a "Geração 85" tem praticamente uma temporada inteira pela frente para marcar ainda mais o nome na história do Flamengo. Em busca de novos títulos, o trio agora mira na conquista do Campeonato Carioca e na disputa da fase de grupos da Libertadores. Após a partida do último domingo, ninguém duvida que os três ainda têm lenha para queimar.