Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

STJD absolve Gabigol, do Flamengo, por chamar futebol brasileiro de ‘várzea’; VP comemora decisão

Fato aconteceu após expulsão contra o Internacional, no dia 8 de agosto; como já cumpriu suspensão está liberado para jogar no Brasileirão

Gabigol é atacante do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Nesta quinta-feira, o STJD absolveu Gabigol, do Flamengo, por ter chamado o futebol brasileiro de "várzea". O fato aconteceu após o atacante ser expulso da partida contra o Internacional, pela 15ª rodada do Brasileirão, no dia 8 de agosto. O camisa 9 não gostou de ter sido mandado embora para os vestiários mais cedo e câmeras no Maracanã flagraram o desabafo, que também foi ouvido pelo auxiliar. 

> ATUAÇÕES: Pedro garante empate e recebe a maior nota do Flamengo

- STJD absolveu o Gabriel por ter falado Várzea. Pegou um jogo por ter batido palmas. Portanto, está livre para jogar, porque já cumpriu a punição. Vamos em frente - comemorou o vice-presidente Geral e da Procuradoria Geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches.

RELEMBRE O CASO

Após a vitória do Internacional sobre o Flamengo por 4 a 0, o árbitro da partida, Paulo Roberto Alves Júnior, explicou, na súmula, os cartões dados a Gabriel Barbosa. O atacante rubro-negro acabou expulso aos 17 minutos do segundo tempo, após "bater palmas de forma irônica, por diversas vezes, em direção ao árbitro." 

Confira, abaixo, as justificativas dadas pelo árbitro para a aplicação do cartão amarelo e do consecutivo cartão vermelho dado a Gabigol, respectivamente.

"- Chutar a bola para longe ou carrega-la com as mãos depois de o árbitro ter paralisado o jogo - Com a partida paralisada, chutar a bola para longe em forma de protesto contra a decisão da arbitragem."

"- Por após receber uma advertência com cartão amarelo, bater palmas de forma irônica, por diversas vezes, em direção ao árbitro. o mesmo atleta, quando saia do campo de jogo proferiu as seguintes palavras: " isso é uma piada! por isso que o futebol brasileiro é essa várzea!", o que foi ouvido pelo assistente número um, sr. victor hugo imazu dos santos."

> Veja a tabela do Brasileirão

No dia seguinte, 9 de agosto, Gabi foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e poderia pegar até seis jogos de suspensão. Na época, a Procuradoria o enquadrou duas vezes no artigo 258, §2º,II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. 

Assim, enquanto esperava o julgamento, ele cumpriu suspensão automática pela expulsão na partida contra o Sport, pela 16ª rodada do Brasileirão. 

No dia 17 de setembro, o STJD julgou e condenou Gabigol a dois jogos de suspensão. Entretanto, o clube agiu rápido e conseguiu um efeito suspensivo para que ele ficasse à disposição de Renato Gaúcho para a partida contra o Grêmio, que foi válida pela 21ª rodada do Brasileirão.

Com a decisão desta quinta-feira, Gabigol fica livre para defender o Flamengo, uma vez que já cumpriu a suspensão automática contra o Sport.