Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Setor defensivo supera desconfiança e vira arma do Flamengo por classificação na Libertadores

Rubro-Negro pode perder para o Corinthians até por um gol de diferença para avançar de fase. Última vez que o time de Dorival perdeu por dois de diferença foi há 14 jogos

Flamengo de Dorival tem bons números defensivos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

O Flamengo terá um trunfo importante para o duelo decisivo com o Corinthians, nesta terça-feira, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Com atuações seguras e bons números recentes, o sistema defensivo rubro-negro vive ótima fase e pode ser determinante para o clube confirmar a vaga na semifinal.

+ Time reserva do Flamengo é o quarto mais valioso da Série A; veja números e comparações

A bola rola para Flamengo e Corinthians às 21h30 desta terça-feira, no Maracanã. O LANCE! transmite a partida em Tempo Real.

Após vencer o jogo de ida por 2 a 0 em Itaquera, na última semana, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença nesta terça para avançar de fase. Uma derrota rubro-negra por dois gols de diferença leva à decisão por pênaltis.

Apesar de não ser irreversível, a vantagem atual torna-se confortável diante do bom momento defensivo do time de Dorival Júnior. Antes contestada, a defesa do Flamengo encontrou a solidez, superou a desconfiança da torcida e se tornou alvo de elogios do treinador. 

+ Flamengo x Corinthians: prováveis times, desfalques e onde assistir

- Chamo a atenção para nossa linha de zagueiros, que, de repente, vinham sendo muito contestados. Há quantos jogos estamos sem tomar gols? Isso é um ponto importante. É um trabalho coletivo, que começa pela primeira linha de marcação, passa pelos meias e volantes, mas o comportamento da linha defensiva tem sido exemplar, com uma formação ou outra - disse Dorival, no último sábado.

Dorival fez elogios à defesa (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

BONS NÚMEROS DA DEFESA

Os números justificam os elogios. Em 17 partidas sob o comando de Dorival, o Flamengo sofreu dois ou mais gols em apenas três ocasiões. Todas no início de trabalho do treinador. A última vez que isso ocorreu foi na derrota de 2 a 1 para o Atlético-MG, em 22 de junho, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Desde então, a defesa rubro-negra vive momento completamente diferente. Nas últimas 13 partidas, o Flamengo sofreu apenas cinco gols - uma média de 0,4 por jogo. Em oito duelos recentes, a equipe conseguiu completar os 90 minutos sem ser vazada.

+ Estádio do Flamengo: Eduardo Paes explica opções de locais e fala em aproveitar o 'momento eleitoral'

Primeiros 4 jogos de Dorival no Flamengo
- 1 vitória e 3 derrotas
- 7 gols sofridos
- 1 jogo sem ser vazado

Últimos 13 jogos de Dorival no Flamengo
- 11 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- 5 gols sofridos
- 8 jogos sem ser vazado

+ Veja mais notícias do Flamengo

No Maracanã, o retrospecto é ainda melhor. O Flamengo não perde por dois ou mais gols no estádio há mais de quatro meses (15 jogos), desde o 2 a 0 do Fluminense, na final do Carioca. Com Dorival Júnior, foram seis partidas no palco e apenas dois gols sofridos (contra Tolima e Atlético-GO).

DEFENSORES SUPERAM DESCONFIANÇA

David Luiz e Léo Pereira vivem boa fase (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Com exceção de Santos, todos os jogadores da linha de defesa titular do Flamengo eram alvo de críticas antes da chegada de Dorival Júnior e deram a volta por cima com o treinador.

Rodinei é o caso mais simbólico. Antes contestado, o lateral-direito é hoje um dos destaques da equipe. Inclusive, no jogo de ida contra o Corinthians, foi dele a assistência para o gol de Gagibol. Apesar de se destacar mais no ataque, ele teve atuações seguras e deixou de comprometer defensivamente. Do lado esquerdo, Filipe Luís também reencontrou a melhor forma física e técnica.

+ Veja a tabela e o chaveamento da Libertadores

No miolo da zaga, David Luiz e Léo Pereira se firmaram como dupla titular de Dorival Júnior. Com eles em campo, o treinador soma cinco vitórias e um empate em seis partidas, com apenas um gol sofrido. Se conseguirem manter a performance nesta terça-feira, a torcida do Flamengo tem motivos de sobra para acreditar na classificação.

As duplas de zaga utilizadas por Dorival:

- David Luiz e Léo Pereira - 6 vezes
- Fabrício Bruno e Pablo - 3 vezes
- Rodrigo Caio e Pablo - 2 vezes
- Gustavo Henrique e Pablo - 2 vezes
- Rodrigo Caio e David Luiz - 1 vez
- Pablo e David Luiz - 1 vez
- Gustavo Henrique e Léo Pereira - 1 vez
- Fabrício Bruno e Rodrigo Caio - 1 vez