Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Rio, Flamengo tem retrospecto positivo contra times argentinos pela Libertadores

Como mandante, o Rubro-Negro soma quatro vitórias e um empate diante de argentinos pela Copa. Contudo, este histórico nem sempre garantiu a classificação ao Flamengo

Gabigol marcou o gol contra o Racing, em Buenos Aires, na ida das oitavas da Copa (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

No que depender do histórico do Flamengo contra times argentinos em jogos da Libertadores, o rubro-negro pode ficar confiante na classificação para as quartas de final da Copa em duelo com o Racing. Como mandante, a equipe da Gávea tem um retrospecto positivo diante dos "hermanos": quatro vitórias e um empate. Nesta terça-feira, no Maracanã, o time de Rogério Ceni buscará manter a tradição a partir das 21h30, após o empate em 1 a 1 em Buenos Aires.

A primeira vez que o Flamengo encarou um argentino na Libertadores foi em 1982, quando defendia o título - assim como nesta temporada. No Maracanã, Zico & Cia venceram o River Plate por 4 a 2, mas a vaga na final da Copa ficou com o Peñarol (URU), que somou mais pontos no triangular da semifinal. Este cenário - no qual o Rubro-Negro venceu a partida contra determinado time da Argentina, no Rio de Janeiro, mas não avançou - se repetiu ao longo dos anos.

Nas quartas de final de 1991, o Flamenngo venceu o Boca Juniors por 2 a 1 no Maracanã, com gols de Marquinhos e Gaúcho, com o histórico atacante Gabriel Batistuta descontando. Na volta, contudo, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi derrotado por 3 a 0 na Bombonera, encerrando sua campanha.

Foram mais de 20 anos sem confrontos com clubes argentinos até que, em 2012, o Flamengo disputou a fase de grupos com o Lanús. No Nilton Santos, Welinton, Deivid e Luiz Antônio garantiram a vitória por 3 a 0. O time de Joel Santana, contudo, não conseguiu avançar para as oitavas de final, ficando atrás de Lanús e Emelec na chave.

Em 2017, nova eliminação na fase de grupos: o Flamengo ficou atrás de San Lorenzo e Athletico na chave. No jogo como mandante diante do time argentino, contudo, a equipe de Zé Ricardo teve uma boa atuação e venceu por 4 a 0 no Maracanã.

Por fim, em 2018, o Rubro-Negro esteve no grupo do River Plate e empatou em 2 a 2 novamente no Nilton Santos e, nesta edição, conseguiu avançar para as oitavas de final da Libertadores - fase na qual foi eliminado pelo Cruzeiro.