Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reunião com prefeito é ‘primeiro passo’ do Flamengo para entender viabilidade do estádio próprio

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, estará reunido com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, neste final de semana, e tratarão do tema, ainda visto como 'sonho distante'<br>

Parque Olímpico, na Barra, é um dos locais avaliados pelo Flamengo (Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br)
Escrito por

O primeiro passo de um longo caminho: assim é encarado o encontro entre Rodolfo Landim e Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, que tratarão do interesse do Flamengo no projeto de um estádio próprio. A reunião foi proposta pelo clube da Gávea, que, impulsionado pelo "problema Maracanã", busca uma solução viável. A conversa, que seria na quinta-feira, foi reagendada para domingo.

+ Andreas Pereira é o 19º jogador a deixar o Flamengo em 2022; veja!

JOGO DE PRESSÃO POLÍTICA?

O "sonho do estádio próprio" é antigo no Flamengo. Desde a reforma da Gávea ao interesse em terreno na Avenida Brasil (relembre aqui), a pauta é antiga entre os dirigentes e torcedores, mas volta a ganhar força após o clube, como concessionário do Maracanã junto ao Fluminense, entrar em atrito com a Justiça após vetar jogo do Vasco e ter a decisão revogada pela Justiça do Rio de Janeiro nesta semana.

Contudo, no dia 31 de maio, a diretoria publicou um comunicado a respeito de notícias sobre possível interesse em construir um estádio de futebol na área do Parque Olímpico: "o Flamengo deixa claro que esta é mais uma de tantas mentiras que circulam sobre o clube".

Na mesma nota, o clube reafirmou "total desejo em continuar sendo o concessionário do Maracanã, verdadeira casa da Nação", como fez nesta sexta, ao formalizar os termos do acordo de parceria com o Fluminense para participarem da próxima licitação do palco carioca.

A percepção de que o Maracanã, como um bem público e símbolo da cidade e do país, sempre terá "peso político" é um dos argumentos de quem defende, na Gávea, o avanço pelo projeto do estádio próprio, apesar das dificuldades e da identificação com o Maraca.

Arenas Cariocas 1, 2 e 3 do Parque Olímpico (F: Renato Sette Camara)

A GESTÃO DO PARQUE OLÍMPICO

Construído a partir de 2012 e uma das sedes da Rio-2016, o Parque Olímpico é uma área de 1,1 milhão de m², na Barra da Tijuca, na qual estão diversas estruturas esportivas. A gestão do espaço e das arenas, atualmente, estão sob responsabilidade do Governo Federal, da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Consórcio Rio Mais, formado pelas construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken.

A Secretaria Especial do Esporte, ligada ao Governo Federal, administra as Arenas Carioca 1 e 2 e o Centro Olímpico de Tênis.

O velódromo volta para a gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro em agosto, e passará a sediar eventos esportivos e o Museu Olímpico, segundo Paes.. O Parque Aquático Maria Lenk é a sede do Comitê Olímpico Brasileiro e a HSBC Arena está cedida à iniciativa privada.

A Arena do Futuro, que recebeu handball nos Jogos Olímpicos, está sendo desmontada pela Prefeitura para a construção de quatro escolas municipais, enquanto a Arena Carioca 3 está sendo adaptada para, também, como uma escola, segundo o prefeito Eduardo Paes.

As demais áreas e infraestruturas pertencem ao Consórcio Rio Mais, que venceu a licitação no modelo PPP (parceria público-privada).

Caso exista um projeto viável para a construção de um estádio no local, a negociação do Flamengo terá que ocorrer com o Consórcio.

+ Sonho antigo: projetos de estádios do Flamengo que não vingaram

O papel da Prefeitura, neste sentido, seria de autorizações, licenças e outras diversos avais a serem dados - os quais Eduardo Paes já se manifestou, publicamente, à disposição de ajudar o clube no projeto.

- Estarei com o presidente Landim nos próximos dias. Vou entender o que é o projeto. Acho ótimo o Flamengo ter um estádio no Rio de Janeiro, autorizo o que for. A única coisa que eu falei para ele é que o Parque Olímpico não é da Prefeitura, é privado. Se o Flamengo comprar a área, é um espaço bem legal para fazer um estádio. Se depender de mim tem estádio para todo mundo, principalmente para o Flamengo - afirmou o prefeito, durante transmissão no Instagram.

Entre as várias análises a serem feitas pelo clube a respeito da viabilidade da construção de um estádio próprio, a reunião com o prefeito Eduardo Paes é apenas um primeiro passo do Flamengo.